sábado, 19 de maio de 2012

ATX-BA - Informando - 19 de Maio - Dia Internacional das Hepatites

  O governo recomenda a realização do teste da hepatite C a todas as pessoas nascidas entre 1947 e 1967


As autoridades estimam que entre as pessoas com idade entre 47 e 67 anos de idade se encontram 75% dos infectados com a hepatite C. A maioria desses infectados não se incluem nos fatores de risco que, até agora, haviam sido usados como base para recomendar a realização do teste. Esses fatores de risco incluem o uso de drogas injetáveis, ter recebido transfusão de sangue ou transplantes de órgãos antes do teste HCV tornou-se rotina, exposições conhecidas para HCV, presença de sintomas de hepatite, e todos os pacientes com HIV.
  
Hepatite C: Assassino Invisível

Na faixa de idade entre 47 e 67 anos, 1 de cada 30 indivíduos está infectado com hepatite C e não sabe da sua doença. O hemograma não detecta a infecção, somente com um teste especifico chamado ANTI-HCV é possível o diagnostico.  O teste somente existe desde 1992, ano em que os bancos de sangue passaram a testar o sangue utilizado em transfusões. 

A maioria dos infectados com hepatite C foi contaminado antes de 1992, permanecendo o vírus atacando e destruindo o fígado de forma silenciosa e sem sintomas por duas ou três décadas, chegando finalmente a levar o paciente à cirrose ou ao câncer de fígado.  Em cada quatro pessoas não diagnosticadas e devidamente tratadas, uma delas estará perdendo 17 anos de vida, morrendo a uma idade média de 56 anos.

A hepatite C é transmitida por contato com sangue, não sendo considerada uma doença sexualmente  transmissível devido a pouca probabilidade de acontecer o contagio por via sexual.

A recomendação é das autoridades de saúde dos Estados Unidos

Por ser a hepatite C o maior desafio de saúde pública, as autoridades da saúde dos Estados Unidos, para enfrentar a epidemia que  atinge cinco vezes mais indivíduos que a AIDS e mata atualmente mais que a AIDS, está convocando todas as pessoas com idade entre 47 e 67 anos para realizar quanto antes o teste de detecção da hepatite C. 

Nos Estados Unidos  o dia 19 de maio foi declarado dia nacional de testagem e toda a nação está mobilizada para tentar encontrar pelo menos 600.000 infectados.  Ao mesmo tempo o mês de maio foi declarado o mês de conscientização nas hepatites no país. Um exemplo que deveria ser seguido por todos os países.

No Brasil, organizações da sociedade civil, lamentavelmente sem apoio do governo federal, estão realizando na segunda quinzena de maio ações de conscientização e em alguns casos testagem das hepatites, como forma de  tentar  que o governo federal desperte para enfrentar o principal problema de saúde pública que aflige o Brasil, onde é estimado que até 3,5 milhões de brasileiros estão infectados.

As organizações de pacientes que lutam pelas hepatites não mais aceitam que após 10 anos da criação de um programa de hepatites no ministério da saúde, 95% dos infectados com hepatites B ou C  ainda não estejam diagnosticados e que somente 1 de cada 300 infectados receba tratamento a cada ano.

Carlos Varaldo
Presidente do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite C
ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - AIGA
Aliança Brasileira pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites
www.aigabrasil.org

  

A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia é filiada a AIGA e participa hoje Dia Internacional das Hepatites em parceria com:
 
Salão Jacques Janine  - Shopping Barra
Contato:  Rhejane Tel: (71) 3264-3315/3264-1306

Salão Barber Beauty - Shopping Iguatemi.
Contato: Adriana Mota /Coordenadora de Marketing Grupo Barber Beauty
Tel: (71) 3344-8640
  
Salão Magic Spar
Contato: Alice/Cristina Tel: (71) 3248-6575

All Pé
Contato: Cleyde Maia
Tel.: (71) 3264-3490/8788-2249

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário