sábado, 26 de novembro de 2011

Tribuna da Bahia

Cidade

Faltam remédios para renais crônicos
Publicada: 26/11/2011 03:50
Atualizada: 26/11/2011 03:48
Sergio Toniello Filho


"Eu fico num verdadeiro sufoco, todos os dias, porque preciso dos remédios para sobreviver e não consigo obtê-los”. A frase demonstra a agonia do paciente do Hospital Ana Nery, Paulo Cavalcanti, que possui problemas renais e não consegue adquirir as medicações necessárias para se manter vivo.

Recém saído de uma cirurgia, Cavalcanti, que mora no município de Camaçari, afirma que a falta de remédios é constante na farmácia do Ana Nery. A reportagem de Tribuna foi até o local e conferiu que pelo menos quatro medicamentos para pacientes com problemas renais não estão sendo distribuídos regularmente. Os medicamentos são: Noripurum, Lipitor, Calcitriol e Calcijex.

De acordo com o diretor de Convênios da Associação de Renais Crônicos da Bahia (Acreba), Gerson Barreto, os remédios são essenciais para a sobrevivência dos pacientes com doenças renais e que acabaram de sair de cirurgias. “O paciente renal precisa de uma boa assistência farmacêutica antes e após uma cirurgia.

A doença renal enfraquece os ossos da pessoa, por isso o paciente acaba ficando debilitado. Portanto, se ele estiver na fila de transplantes e deixar de tomar os remédios necessários, não poderá realizar a operação, porque não tem condições de ser transplantado.”, explica.

Tribuna já havia noticiado o mesmo problema no mês de abril, quando os pacientes com transplantes dos rins e com problemas renais reclamavam da falta de remédios, como Azatioprina, Imurom e Eritropoetina, considerados essenciais para evitar a rejeição do órgão transplantado e impedir a coagulação do sangue.

Ainda segundo Barreto, a falta de medicamentos não é novidade.

Ele afirma que o problema existe desde o ano passado. “Tem meses que faltam de três a quatro medicamentos. Nós, que trabalhamos na área, acompanhamos todo o sofrimento das pessoas que saem do interior e aqui não encontram os remédios que necessitam. Estamos organizando um movimento para tentar sensibilizar o secretário de Saúde da Bahia a nos ajudar a resolver esse impasse”, revela.
 
O paciente Paulo Cavalcanti, que saiu de Camaçari para fazer a cirurgia devido ao enfraquecimento dos ossos, diz que muitas vezes viajou para Salvador e voltou para sua cidade de mãos vazias. “Existem alguns remédios que são extremamente importantes. O Lipitor, por exemplo, me auxilia no tratamento cardíaco. Se eu não conseguir adquiri-lo, posso ter uma parada cardíaca a qualquer momento. A gente sempre vive nessa incerteza. Um mês tem e no outro não. Quando o remédio está em falta no Ana Nery tenho que tirar dinheiro do próprio bolso para tê-lo.”, reclama.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o medicamento Lipitor está disponível desde o dia 18 para que a unidade do Hospital Ana Nery faça a retirada na Sesab. Já o Noripurum está em falta por conta do descumprimento do contrato por parte do fornecedor.

Um novo fornecedor já foi contratado pela Sesab e o medicamento voltará a ser fornecido para os pacientes, em breve. Até o fechamento desta edição, a Sesab não informou sobre a falta dos remédios Calcitriol e Calcijex.