segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATX-BA - Comissão de Saúde da ALBA apoia renais crônicos

 Notícias

Pacientes de hemodiálise apresentam denúncias

Prefeitura de Salvador vem retendo pagamentos de prestadores de serviço pelo SUS
Publicado por Redação PRB em 09/04/2012 às 9h24

 
SALVADOR (BA) – O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia (PRB), recebeu a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), Márcia Chaves, além de dois cidadãos que fazem tratamento de hemodiálise. O grupo denunciou que a Prefeitura de Salvador vem retendo os pagamentos de clínicas e hospitais prestadores de serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até mesmo de instituições que realizam hemodiálise, motivando implicações na Saúde Pública do município.

A professora Telma de Novais Coelho leu um documento da clínica onde ela se apresenta três vezes por semana para realizar o tratamento de hemodiálise. A carta avisa que a clínica não mais poderá continuar prestando serviço, uma vez que a prefeitura da capital baiana não faz o pagamento aos funcionários. “Eu faço esse tratamento há seis anos e realmente necessito dele para sobreviver. Percebam a gravidade”, argumenta Telma.

A presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia, entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades para contemplar os mais de 500 associados com qualidade de vida, denunciou que as clínicas não estão permitindo que os pacientes se inscrevam na fila de espera para transplante. “Já temos o pior sistema de captação de órgãos no Brasil e agora essas instituições querem inibir o que é garantido por lei. Não pode continuar dessa forma, caso contrário, vários cidadãos vão morrer”, alerta Márcia Chaves.

O colegiado garantiu levar as denúncias ao conhecimento do Ministério Público (MP) e da secretária Municipal de Saúde, Tatiana Paraíso.

Fonte e foto: Ascom José de Arimatéia
http://www.prb10.org.br/view_integra.php?i=9025

ATX-BA INFORMANDO - G1 BAHIA

16/04/2012 13h36 - Atualizado em 16/04/2012 13h36

Falta de remédio nas farmácias da BA atrapalha tratamento de hemodiálise

Dois medicamentos essenciais estão em falta para distribuição gratuita.
MP-BA recomendou planejamento e formação de estoque à Sesab.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia



Pacientes que tiveram rins transplantados e fazem hemodiálise têm interrompido o tratamento pela falta de alguns remédios nas farmácias da Bahia. Eles são distribuídos para as cidades baianas a partir da unidade farmacêutica do Hospital Ana Nery, em Salvador. A maioria é destinado às pessoas que já fizeram transplantes ou aguardam o momento de receber um outro rim.
Dois medicamentos estão em falta na farmácia do Ana Nery: o Renagel, indicado para combater coceira, câimbras e intoxicação, comuns em pacientes renais, e que possui alto custo nas farmácias convencionados, em média R$ 900; e o Calcijex, usado para diminuir a dor. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação orientando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) a planejar as contas com antecedência. O documento sugere ainda a criação de um estoque de segurança.

Há 11 anos submetido ao tratamento de hemodiálise, o aposentado Daniel Reis, que tinha agendado a data para pegar o medicamento com antecedência, também não pôde levá-lo para casa. Ele tentou substituir o remédio por outro com o mesmo efeito, mas foi impedido pela audência da especificação na receita média. "Todo mês é isso. Vou voltar para casa sem nenhum dos dois medicamentos. Me sinto humilhado por isso. É mais difícil ainda, isso é um constrangimento para os pacientes renais", relata.
De acordo com a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia, há registro de falta de remédio na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. "Vai começar de novo a faltar em todos os lugares medicamento para o paciente transplantado? A lei diz que a secretaria ou o gestor responsável tem que pedir [o remédio] com três meses de antecedência para que o Ministério se organize e mande", questiona Márcia Chaves, representante da associação.
A Sesab informa que os medicamentos em falta já foram distribuídos para o hospital Ana Nery. No momento, o único medicamento que está em falta é o calcitriol injetável, que, de acordo com a Sesab, chega na quarta feira.

 http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/04/falta-de-remedio-nas-farmacias-da-ba-atrapalha-tratamento-de-hemodialise.html