quarta-feira, 18 de julho de 2012

ATX-BA - Utilidade Pública - Anemia Falciforme


Anemia Falciforme é tema de audiência na OAB

 

 
Há acerca de 100 anos a anemia Falciforme foi identificada pela primeira vez no mundo. Trata-se de uma doença genética mais frequente no Brasil e atinge preferencialmente as pessoas de origem negra.Na Bahia, a cerca cerca de 650 que nascem com essa enfermidade.
Foi realizado a 1° Audiência Pública da Saúde da Comunidade Negra com enfâse na Anemia Falciforme, no auditório da OAB-Secção Bahia, reuniu políticos, profissionais de saúde e representantes de associações e movimentos pela igualdade racial.
O evento foi proposto pelo Deputado Federal Márcio Marinho que  ressaltou ''a importância de debates como esse para encontrarmos formas de melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença" afirmou.. 
Para o Deputado Estadual José de Arimatéia,  discutir a anemia falciforme é uma forma de trazer a luz questões que ficam na sombra, encobertas muitas vezes pelo preconceito institucional. "Felizmente temos hoje uma voz no parlamento que traz a baila questões graves como é a situação dos portadores de Anemi Falciforme na Bahia". Afirmou. 

Fonte: Izabela Reis - DRT1644