terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATX-BA - Informando - Diário do Nordeste

Doação de órgão

Cearense transplantada é garota propaganda do Ministério da Saúde

03.09.2012

A partir do dia 27 deste mês, o Brasil irá conhecer a história de Nívia por meio da nova campanha do órgão

A menina cearense Nívia Maria Castro Alves, que completa 12 anos no próximo dia 27, gosta de navegar na internet e acompanhar as histórias de seus personagens favoritos das séries televisivas voltadas ao público adolescente. Seu maior sonho é se tornar pediatra. A história parece comum, mas só foi possível ser construída, graças a um transplante de coração, realizado quando Nívia tinha apenas quatro anos, no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, também conhecido como Hospital de Messejana.


Em 2004, Nívia Castro se submeteu a um transplante de coração. Hoje, com 12 anos, a adolescente leva uma vida normal e sonha em ser pediatra FOTO: RODRIGO CARVALHO

A partir de 27 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional dos Transplantes, todo o Brasil irá conhecer a história de Nívia, escolhida como garota propaganda da nova campanha de doação de órgãos do Ministério da Saúde. Acompanhada da mãe e dona de casa, Francisca Castro, a menina retornou de Brasília na noite da última quinta-feira, 30, onde esteve para ser produzida e fotografada para a iniciativa.

Trajetória difícil

A luta de Nívia Castro pela vida começou ainda no útero materno. Francisca foi informada de que a filha tinha um grave problema cardíaco na última consulta de pré-natal. Assim, a dona de casa precisou marcar um parto de emergência, devido aos resultados do último ultrassom.

Após o parto, as duas tiveram alta, mas, já aos oito dias de vida, foi marcada para dali a três meses a primeira das cinco cirurgias que se seguiriam para solucionar o problema cardíaco da menina, diagnosticado como atresia da válvula tricúspide, malformação rara, que corresponde a 2,7% de todas as cardiopatias congênitas.
"Quando ela tinha dois anos, fez a última cirurgia antes do transplante para colocar um marca-passo e, assim, conseguir esperar pelo coração novo. A operação foi feita pelas costas, porque já não tinha como se fazer mais pelo peito", recorda a mãe.
A menina se submeteu ao transplante no dia 8 de junho de 2004 e, desde então, leva uma vida normal. "Eu sempre dizia que ela era de Deus e que eu iria aceitar se Ele decidisse a pegar de volta. Nunca desanimei, e de tanto contar o que ela passou, surgiu nela a vontade de ser pediatra, para ajudar outras crianças assim como ela foi ajudada", conta Francisca.
Sucesso reconhecido
O caso de Nívia Castro faz parte da relação dos 285 transplantes de coração realizados no Ceará desde 1998. Época em que foi implantada a Central de Transplantes do Estado. No primeiro ano de funcionamento da instituição, três pessoas receberam os seus novos corações. De lá pra cá, os números só crescem. Apenas neste ano, já foram realizados 20 transplantes de coração.
Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre deste ano, o Ceará ficou em segundo lugar no número de transplantes de coração no ranking nacional por milhão da população. Quando o órgão é o fígado, o Ceará assume a primeira posição, e no caso do pulmão, a terceira.

Esperança

20 transplantes de coração foram realizados, apenas neste ano, no Ceará. O Estado já conseguiu efetuar 285 procedimentos do tipo desde 1998

Ceará é o 2º do País em doadores efetivos
De acordo com dados da Central de Transplantes do Ceará, nos últimos dez anos, a quantidade de doadores aumentou 319%. Esse número expressivo colaborou para que o Estado fosse classificado como o segundo do País com relação a doadores efetivos por milhão de habitantes (20,8), no primeiro semestre de 2012. O primeiro do ranking foi Santa Catarina, que apresentou 26,6 doadores efetivos.
De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 812 procedimentos. No Ceará, o fígado é o destaque entre os órgãos transplantados no primeiro semestre, com 19,4 procedimentos por milhão de habitantes, o que o faz assumir a primeira posição no Brasil. Em números absolutos, o Ceará é o segundo do País em transplantes de fígado, com 82 realizados. De janeiro até 29 de agosto, foram 110 transplantes.

Doe de Coração

Em 2008.Com papel decisivo no aumento dos transplantes no Estado, a Campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, completa dez anos neste mês. Setembro é mesmo época de comemorações para o Ceará, que está em segundo lugar no ranking dos Estados com maior crescimento no número de doações, e para a menina Nívia, que faz 12 anos no dia 21 e está viva porque conseguiu um novo órgão graças à solidariedade dos pais de um menino de 12 anos, que decidiram doar o órgão para que ela continuasse a viver, em 2004.
A campanha Doe de Coração foi lançada em 2003, quando a Fundação Edson Queiroz começou uma ação efetiva de conscientização, realizada, anualmente, por meio da veiculação de peças publicitárias nos principais meios de comunicação, como TV, jornal, rádio e internet. A iniciativa sensibiliza milhares de pessoas e foi reconhecida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), com o prêmio Amigo do Doador concedido à Fundação Edson Queiroz.

KELLY GARCIA
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1177259