quarta-feira, 2 de abril de 2014

ATX-BA: " TODO MUNDO PODE TER UMA SEGUNDA CHANCE. DOE ÓRGÃOS."

ABAV>>Variedades >>Solidariedade

Doe Órgãos. Salve Vidas!     

 


Doe Órgãos. Salve Vidas!
 A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve várias atividades para oferecer qualidade de vida aos associados transplantados de coração, rim, fígado, pâncreas, medula óssea, córnea. Para isso oferece assistência social, jurídica, orientação psicológica, noções de higiene e hábitos saudáveis para que possam reintegrar-se socialmente após a cirurgia. A entidade também doa medicamentos não fornecidos pelos órgãos públicos aos transplantados carentes.
 
A ATX-BA atende cerca de quatrocentos transplantados, além de pacientes portadores de hepatites B e C que procuram o apoio da entidade.
 
A Associação orienta os transplantados sobre direitos previdenciários tais como: auxílio doença, aposentadoria, passagens para tratamento fora do domicilio. Encaminha pacientes que necessitam de transplantes no estado da Bahia e quando necessário em outros estados é mais um serviço oferecido pela ATX-BA, assim como as constantes campanhas para conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos com o objetivo de salvar vidas.
 
Para a presidente da entidade, Márcia Chaves, outro ponto relevante do trabalho desenvolvido é o aprimoramento moral, educativo, artístico e cultural dos transplantados. “Aqui nós capacitamos e criamos condições para efetiva reintegração econômica e social do nosso público. Para isso, temos oficinas de artesanato e cursos profissionalizantes que funcionam como um verdadeiro banco de talentos. Dessa forma nossos associados podem reintegrar-se tranquilamente no mercado de trabalho”.
 
Depois de quase uma década de trabalho dedicado aos mais necessitados, Márcia Chaves se diz realizada. “Para mim este trabalho é de fundamental importância, pois, com tudo o que temos feito me sinto gratificada lutando pela vida e qualidade de vida dos pacientes transplantados da Bahia”
 
Histórico
 
A presidente, Márcia Chaves, criou a entidade motivada pela própria experiência de passar por todo o processo que envolve um transplante e a oportunidade de “nascer de novo”, depois de receber um rim do pai.
 
Ao vivenciar o drama da necessidade extrema de um novo órgão, Márcia percebeu que diferentemente dela, muitos pacientes humildes não tinham as mesmas condições de sobrevida após se submeterem a um transplante por falta de alimentação básica, medicamentos, informações, etc.
 
Para fundar a ATX-BA, Márcia contou com a colaboração do marido, familiares e amigos que acompanharam de perto a evolução da doença dela, bem como a escalada da esperança até o momento de receber o novo órgão.
 
A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) foi fundada em 17.11.1999 em Salvador por  Márcia  Fraga  Maia  Chaves  após  seu  transplante de rim doado por seu pai Raimundo Fraga Maia aos setenta e cinco anos, realizado no Hospital do Rim e Hipertensão em São Paulo.