sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ATX-BA - INFORMANDO



A ATX-BA através de seu Projeto "EDUCAR PARA DOAR" desenvolve várias campanhas sobre doação de órgãos durante o ano visando criar uma cultura de doação de órgãos e tecidos no estado da Bahia.         
A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia vai aproveitar o carnaval para esclarecer alguns pontos fundamentais sobre a doação de órgãos e tecidos. 
A participação da população  em prol da doação de órgãos pode melhorar a realidade dos transplantes no País. Para se tornar doador não é preciso deixar nada por escrito, nenhum documento. 
Basta avisar a família, porque é ela quem vai autorizar a remoção dos órgãos no caso de doação após a morte cerebral. Para doações em vida o doador deve ter mais de 18 anos de idade e o receptor deve ser cônjuge ou parente consangüíneo (pais, filhos, irmãos, avós, tios ou primos). Se não houver parentesco, será preciso autorização judicial.
O transplante é um procedimento cirúrgico, no qual os médicos substituem um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido saudável de um doador vivo ou falecido.
Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso. Qualquer pessoa pode ser doadora, com exceção dos portadores de doenças infecciosas ativas ou de câncer.
Fumantes, em geral, não são doadores de pulmões, mas podem doar outros órgãos e tecidos. 
A doação precisa acontecer até 6h após a morte encefálica, que consiste na parada irreversível da função do encéfalo (cérebro e tronco cerebral), ou seja, é quando o cérebro para de funcionar.
.


                                
 O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS É UM ATO MÉDICO SOCIAL QUE SÓ ACONTECE COM A PARTICIPAÇÂO DE TODA SOCIEDADE.

DOE ÓRGÃOS E TECIDOS. INFORME A SUA FAMÍLIA QUE VOCÊ É UM DOADOR.

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Meu nome é Faissal, sou aluno do 3º ano da Faculdade de Medicina de Botucatu/SP (UNESP).
    No próximo mês, eu e um grupo de colegas de curso estaremos participando de uma campanha de esclarecimento e incentivo para a doação de órgãos.
    Nõs gostaríamos, se possível de utilizar os cartazes criados por vocês para auxiliar na nossa campanha.
    Vocês poderiam nos enviar os modelos digitalizados para que nós?
    Obrigado,
    Faissal faissalsaad@gmail.com

    ResponderExcluir