sexta-feira, 15 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DAS HEPATITES

O Dia Mundial da Hepatite não pertence a nenhum grupo ou associação, ele é um movimento de uma aliança onde todos são iguais, sem proprietários ou donos. Resumindo, é uma campanha institucional de saúde pública.


Após doze meses de trabalho foi formada a WHA - World Hepatitis Alliance uma união das ONGs com endereço legal em Genebra. Tudo surge porque existiam vários dias diferentes para promover a divulgação das hepatites, o qual confundia a população. A maioria dos países realizava atividades no mês de maio, movimento que teve seu início em 2000 no Brasil. Mais tarde, alguns países da Europa, associados da ELPA iniciaram o movimento no mês de outubro.


Como isto começou a provocar muita confusão, Charles Gore, do The Hepatitis C Trust, de Londres (a única associação da Inglaterra que lida com hepatite C a nível nacional) teve a idéia de unificar as datas e realizar um dia que não somente fora mundial. Queria que também tivesse o apoio da OMS e a participação do maior número de associações de pacientes.Para tal realizou contatos com seis entidades que apresentavam maior visibilidade em cada uma de suas regiões geográficas, ou seja:


América do Norte - NASTAD - National Alliance Of State & Territorial AIDS Diretor - Representada por Cris Taylor - Gerente do Programa de Hepatite Viral;

Europa - ELPA - European Liver Patients Association - Representada por Nadine-Yannick Piorkowsky;

Ásia - China Foundatión for Hepatitis Prevention and Control - Representada por Wang Zhao;

África - SOS HEPATITE - Association Nationale dê Hépathopathies - Representada por Bouallag Abdelhamid;

Oceania - Hepatitis Austrália - Representada por Helen Tyrrel;

América Latina - Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite - Representado por Carlos Varaldo.


Foi dado início a uma série de reuniões, virtuais e presenciais, todas elas com participação da OMS representada por Jeffrey Victor Lazarus (CDS-SHA) a qual incentiva o movimento. Como primeiro passo, foi acordado por consenso instituir o dia mundial das hepatites em 19 de Maio, a ser iniciado em 2008, com o objetivo de dar visibilidade suficiente para que na Assembléia Geral da OMS de 2009 o Dia Mundial da Hepatite seja incluído na pauta da reunião para sua aprovação.


Inicialmente cada convidado procurou o apoio das associações de sua região e aqui na América Latina 54 ONGs e 9 associações médicas responderam aderindo ao movimento e autorizando a representação sugerida.

Para se tentar garantir o impacto/sucesso precisaríamos empregar uma agência de relações públicas capaz de planejar e programar uma campanha mundial. Assim, o segundo passo foi selecionar uma agência com experiência em campanhas mundiais de saúde. Varias agências submeteram suas credenciais e as cinco mais experientes foram convidadas para apresentar propostas. Por consenso, Fleishman-Hillard foi considerada a agência que apresentou o melhor projeto. Fleishman - Hillard International Communications é a empresa líder mundial em relações públicas e faz parte do Omnicom Group Inc.

No dia 2 de novembro de 2007, em Boston, o projeto foi oficialmente aprovado por seis fabricantes de medicamentos os quais se dispuseram a financiar os 12 principais eventos, informando às filiais de todo o mundo para que apóiem os movimentos locais organizados por associações de pacientes. Em 12 cidades do mundo, incluindo o Brasil, serão realizados 12 grandes eventos. Todas as cidades do resto do mundo receberão apoio e material para que as associações locais possam realizar seu movimento.


Nessa reunião foi colocado por exigência dos patrocinadores que deveríamos formar uma entidade para administrar os recursos e realizar a devida prestação de contas. Para tal formamos a WHA - World Hepatitis Alliance com registro em Genebra, mas que será administrada desde Londres, pela Hepatitis C Trust devido a que esta ONG possui uma excelente estrutura administrativa. Isto, também, foi decidido por consenso.


Assim, o presidente indicado é Charles Gore, presidente do Hepatitis C Trust, não representando nenhuma região. Ante a impossibilidade diante do tempo, provisoriamente durante os dois primeiros anos foi decidido que os seis representantes das regiões geográficas seriam instituídos como vice-diretores, ficando ainda a representante do ELPA como Tesoureiro.


Uma campanha de eventos mundiais esta sendo desenvolvida para informar a população e encorajar ações dos governos. O tema da campanha é "Sou em número 12?" mostrando que no mundo, uma de cada doze pessoas se encontra infectada com as hepatites B ou C.


Outro braço da campanha incorpora uma relação de 12 compromissos a serem assumidos pelos governos locais (seis universais e seis específicos de cada país) para serem implementados até o ano 2012, os quais serão acordados previamente com o ministério para uma redação final. Conjuntamente um "Atlas das Hepatites" mostrará dados globais e locais sobre as hepatite B e C, partindo inicialmente das informações da OMS e acrescentando informações locais com o correr do tempo.


Para sustentar o braço científico das informações está sendo formado o "Painel de Saúde Pública" da "WHA - World Hepatite Alliance" presidido pelo Dr. Baruch Blumberg, Premio Nobel de Medicina, grupo que trabalhará como um comitê consultivo que abasteça referências para a Aliança.






DIA MUNDIAL DA HEPATITE



A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) para comemorar o "Dia Mundial da Hepatite"estará realizando uma Campanha Educativa sobre Hepatite com distribuição de material informativo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Hepatite em vários locais da Catedral da Igreja Universal do Reino da Deus (IURD) com a participação de jovens que compõe a Força Jovem da IURD.
Data da realização: 19.05.2009
Local: Catedral da IURD em Salvador.
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães,4278 - Iguatemi Salvador - Bahia
Será realizado durante o turno matutino e vespertino. Os
voluntários ficarão em pontos estratégicos e circulando.