sábado, 17 de outubro de 2009

Jornal Feira Hoje

Publicado em 16/10/2009 10:54:39
Vereador vai elaborar projeto de lei visando incentivar a doação de órgãos em Feira


A acentuada queda no número de doação de órgãos em Feira de Santana e na Bahia deve ser alvo de uma maior atenção por parte dos governantes.
O alerta é do o vereador Ailton Araújo (PSDB), manifestado durante seu pronunciamento realizada na tribuna do legislativo feirense.
Na oportunidade ele chamou a atenção para a queda acentuado, este ano, no tocante as doações de órgãos, o que significa menos vidas salvas.
De acordo com os dados apresentados pelo parlamentar, o estado de Santa Catarina foi o único a apresentar um aumento com 14,7 doadores por grupo de um milhão de pessoas. Enquanto na região do Nordeste, em especial na Bahia, vem apresentando uma queda significativa, perdendo para os estados de Pernambuco e Ceará em número de doadores de órgãos.
“Deve haver uma preocupação maior do Estado e do Município, no sentido de melhor esclarecer a comunidade sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas”. Diante desta preocupante realidade, Araújo está elaborando um projeto de lei propondo que seja realizada uma campanha de conscientização periódica, em Feira de Santana, para o convencimento das pessoas sobre a importância do gesto de quem decide doar seus órgãos pós-morte. O projeto prevê que a campanha seja realizada durante uma semana.
Em Feira de Santana, no ano passado, apenas seis famílias, das 15 que tiveram algum ente vítima de morte encefálica e poderiam doar seus órgãos, fizeram a doação. “Índice baixo e que desperta a preocupação de todos nós enquanto cidadãos”, desabafa o parlamentar.