segunda-feira, 6 de abril de 2009

Diário Oficial do Legislativo
Terça-feira 31 de Março de 2009


Transplantados renais prestigiam homenagem ao médico José Medina

Faixas colocadas no Plenário Cosme de Farias, na solenidade de concessão do Título de Cidadão de Salvador ao médico paulista José Osmar Medina de Abreu Pestana, na quinta-feira (dia 26) à noite, deixava clara a gratidão dos transplantados baianos ao nefrologista, um entusiasta da campanha por doação de órgãos. E foi justamente por esta dedicação à causa que a vereadora Eron Vasconcelos (DEM) decidiu homenageá-lo, em reconhecimento ao trabalho voluntário e abnegado que desenvolve com freqüência em Salvador.
“Devido a todo apoio que vem dando ao Estado da Bahia e à cidade de Salvador, onde se situam as principais unidades de transplante, e por ter operado muitos pacientes da Bahia que necessitavam de transplante renal, lhes dando vida e qualidade de vida, tê-lo como Cidadão de Salvador é uma honra para nossa cidade e somos gratos pela sua dedicação e compromisso”, disse Tia Eron na saudação a José Medina.
Ela o classificou como uma das maiores autoridades em nefrologia (estudo das doenças renais) do país, que muito tem colaborado com o crescimento dos transplantes na Bahia, prestando consultoria à Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) na área de doação e captação de órgãos.
José Osmar Medina agradeceu a homenagem, aprovada por unanimidade pela Câmara, e se disse honrado com a cidadania soteropolitana. O Título, segundo ele, só reforça seu compromisso com o estado, particularmente com Salvador. Aproveitando a oportunidade, falou sobre a importância de campanhas visando a conscientização da população para a doação de órgãos, que podem salvar muitas vidas humanas.
A Mesa da sessão contou com a presença, também, do vereador Gilmar Santiago (PT); do Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Raimundo Brito; da presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia, Márcia Fraga Maia Chaves; do Coordenador de Transplantes da SESAB, Eraldo Salustiano Moura; e do médico Iderval Reginaldo Tenório, representante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB). O cantor Jorge Marques se apresentou, assim como o grupo infantil Balé na Ponta do Pé, da Escola Bíblica.