terça-feira, 30 de março de 2010

Jornal Cruzeiro do Sul

vacina - [ 29/03 ]
Confira questionário sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1
Notícia publicada na edição de 29/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas começaram a receber a vacina contra a gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 na última segunda-feira (dia 22).
Em Sorocaba, todos os 30 Centros de Saúde da cidade estão preparados para este atendimento, que pode ser feito de segunda a sexta-feira no horário normal de funcionamento de cada unidade.
A vacina é gratuita e está sendo disponibilizada de acordo com um cronograma definido pelo Ministério da Saúde, que estabeleceu grupos que possuem indicação para imunização.
As pessoas que possuem doenças crônicas e as crianças com idade entre 6 meses e 1 ano e 11 meses (menores de 2 anos), devem procurar as unidades de saúde até dia 02 de abril.
Já para as gestantes o prazo é estendido até dia 21 de maio. Mulheres que confirmarem a gravidez depois deste período poderão procurar os Centros de Saúde após a campanha.
A seguir, tire dúvidas com algumas perguntas formuladas pela reportagem do Cruzeiro do Sul e respondidas pela Secretaria de Saúde de Sorocaba

1 - Existem informações de que a dose teria componentes que podem causar efeitos (mercúrio e óleo de esqualeno que são tóxicos). A informação procede?
Na composição de algumas existem substâncias como as citadas, que são necessárias para efetividade e conservação das vacinas, porém sempre em quantidades seguras que não levam risco à saúde.
2 - Quais os componentes da vacina?
Fragmentos inativados de vírus propagado em ovos, adjuvantes, excipientes e conservantes.
3 - A vacina é eficaz? Tem algum estudo? Quando foi apresentado?
Sim, em estudos realizados comprovou-se a eficácia acima de 90% de proteção.
4 - Foi registrada alguma morte causada pela vacina? Onde?

Não há comprovação de óbito pela vacina até o momento.
5 - As grávidas devem tomar a vacina em que período da gestação?
Devem tomar a vacina em qualquer período da gestação.
6 - É preciso autorização do médico da gestante?
Não.

7 - Porque é importante que a gestante tome a vacina contra a gripe A?
Porque na primeira onda pandêmica foi um dos grupos mais afetados pela doença na sua forma mais grave, com mais complicações e, inclusive, óbitos.
8 - Ela pode ter alguma reação? Qual (is)? Por quê?
Todo medicamento pode levar a eventos adversos. Isso ocorre porque algumas pessoas podem ter algum tipo de incompatibilidade com algum componente. No caso das vacinas, as possíveis
reações incluem: dor, vermelhidão no local da aplicação, febre, cefaleia, astenia (sensação de fraqueza, prostração) e dor muscular.
9 - A vacina pode provocar alguma reação no bebê? Qual (is)? Por quê?
Idem resposta acima.
10 - O bebê também será imunizado se a gestante tomar a vacina?
Sim, existe a possibilidade de que haja a transferência transplacentária de anticorpos de forma indireta ao recém-nascido.
11 - Quais as doenças crônicas que priorizarão os pacientes nesta etapa da vacinação?
Obesidade grau III (para criança menor ou igual a 10 anos - IMC maior ou igual a 25; de 10 a 18 anos - IMC maior ou igual a 35; acima de 18 anos - IMC acima de 40). Para calcular o IMC deve-se dividir o peso pela altura ao quadrado; Pneumopatias (doenças do pulmão) crônicas (asma grave, DPOC etc.); Cardiopatia: Insuficiência cardíaca, miocardiopatia, cardiopatia congênita; Nefropatias (doença dos rins) crônicas ( insuficiência renal, síndrome nefrótica,etc.); Hepatopatias (doenças do fígado) crônicas (cirrose, hepatite crônica); Hemoglobinopatias (doenças do sangue) crônicas (anemia falciforme, talassemia, etc.); HIV/AIDS; Imunossupressão (sistema imunológico enfraquecido) devido ao câncer ou terapêutica;
Transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; Diabetes e Doença neuromuscular com comprometimento da função pulmonar.
12 - O paciente com doença crônica precisa de autorização médica?
Não, mas serão avaliados pelas equipes de vacinação.
13 - Porque a dose será priorizada às crianças de seis meses a um ano e onze meses?
Igualmente às gestantes e aos outros grupos que serão vacinados, esta faixa etária apresentou um grande número de casos graves e de internações pela doença durante a primeira onda pandêmica, ocorrida em 2009.
14 - Elas podem ter alguma reação? Qual (is)?
Idem ao 8 e 9.
15 - Quem tomar a vacina H1N1 não pode doar sangue? Por quê?
De acordo com nota técnica nº 2/2010 da ANVISA, recomenda-se que a pessoa que recebeu a vacina, aguarde 48 horas para poder fazer a sua doação.
16 - Foram apresentadas reações pelos adultos que tomaram a vacina na primeira etapa? Quais?
É previsto que algumas pessoas apresentem eventos adversos. Na primeira etapa, eles aconteceram dentro desta previsão e sem
maior gravidade.
17 - São as mesmas reações da gripe sazonal? Quais são os efeitos da vacina da gripe sazonal?
São os mesmos e já descritos no item nº 12.

18 - A rede pública disponibilizará a vacina contra a gripe sazonal? Quando? Quantas e quem poderá tomar?
Sim, a partir de 24 de abril para as pessoas com idade a partir de 60 anos e alguns grupos de risco (ex: asmáticos, cardiopatas etc.).
Para evitar que o idoso se desloque duas vezes aos postos de vacinação, os maiores de 60 anos que são portadores de doenças crônicas receberão as duas vacinas no mesmo período (vacina da gripe sazonal e a vacina contra Influenza A/H1N1). Os que não possuem doenças crônicas receberão exclusivamente a vacina contra gripe comum, como já ocorre anualmente.
19 - As pessoas que tomarem a vacina da gripe A podem tomar a de gripe sazonal?
Sim.
20 - O que é preciso levar, em termos de documentos, para poder tomar a vacina da gripe A?

Carteira de vacinação (se houver) ou documento oficial de identificação.
21 - Onde a pessoa pode tomar a vacina (postos de saúde, quais)?
Em toda a rede de Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba, no seu horário de funcionamento. A cidade tem trinta Centros de Saúde.


Comentário ATX-BA:
Os pacientes transplantados devem consultar seus médicos antes.