terça-feira, 29 de outubro de 2013

ATX-BA - AUDIÊNCIA PÚBLICA:atual situação do transplante na Bahia

Notícias

Debate trata doação de órgãos e tecidos para transplantes

Arimatéia promove debate na Assembleia Legislativa da Bahia
Publicado por Redação PRB em 26/09/2013 às 8h00
                
Salvador (BA) - Em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que será comemorada amanhã (27), o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimatéia (PRB), promoveu nesta terça-feira (24) uma Audiência Pública com a finalidade de discutir a atual situação do transplante no estado baiano.
“O Brasil é o segundo país no mundo em número de transplantes. Ainda assim, precisamos promover ações que ajudem a estimular as doações na tentativa de desafogar a fila de espera para transplantes e salvar vidas”, destaca Arimatéia, que instituiu no Parlamento Baiano a Semana Nacional da Doação de órgãos.
Diversas ações foram criadas para lembrar a importância do gesto, entre elas, o stand contendo todas as informações sobre doação de órgãos, além da iluminação verde instalada na entrada da Assembleia Legislativa da Bahia – cor que simboliza a Campanha – com o objetivo de sensibilizar a população baiana para a necessidade da doação. 
Segundo dados do Coordenador Estadual do Sistema de Transplante, Eraldo Salustiano Moura, atualmente na Bahia são mais de dois mil pacientes aguardando na fila de espera para transplante. “Entre elas, 1.110 pessoas aguardam um novo rim, 788 esperam por córneas e 53 estão na fila por fígado”, aponta.
Moura acredita que o aumento do número de transplantes depende de um maior entendimento da sociedade sobre o tema. Ele destacou ainda a importância de cada brasileiro estar sinalizando à família a vontade de doar, pois no Brasil a doação só é permitida mediante a autorização de parentes do primeiro e segundo grau.
Conforme relatou a presidente da Associação de Pacientes Transplantados da Bahia, Márcia Chaves, uma série de questões tem atrapalhado a captação de órgãos no Estado da Bahia, como a falta de informação sobre a doação de órgãos e a negativa familiar, que já totaliza em quase 80% na Bahia.
Nessa perspectiva Márcia Chaves sugeriu uma campanha educativa institucional mensal, além da inclusão da matéria transplante na grade curricular das universidades da área de Saúde. “Além disso, precisamos de uma política direcionada para a captação e doação de órgãos e transplante e os pacientes transplantados”, reflete.
Também participaram da audiência o diretor da Rede Própria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), José Walter Junior; diretora da Rede Própria da Gestão direta da Sesab, Ledívia Espinheira; a representante da Coordenação do Sistema de Doação de Órgãos (Coset), Simone Tapioca, além do presidente da Renal Bahia, José Vasconcelos de Freitas e diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) do segmento.
Edição Jamile Reis
Fonte e fotos: Ascom José de Arimatéia. Foto 01:
Fonte: http://www.prb10.org.br/view_integra.php?i=12835