domingo, 9 de setembro de 2012

ATX-BA - Utilidade Pública - Jornal A Cidade

Editorias \ Brasil & Mundo
Sábado, 08 de Setembro de 2012 - 10h02

Saúde-Doações: Mais de 80 mil brasileiros se declararam doadores de órgãos pelo Facebook

FolhaPress

SÃO PAULO, SP, 8 de setembro (Folhapress) - Mais de 80 mil brasileiros já se declararam doadores de órgãos por meio de uma ferramenta na rede social Facebook, de acordo com levantamento divulgado na última quinta-feira pelo Ministério da Saúde. A parceria foi firmada em julho deste ano, com o objetivo de ampliar o número de doadores no Brasil. As informações são da Agência Brasil.

Segundo a pasta, 40 milhões de pessoas no país são usuárias da rede social. Os internautas podem adicionar em sua linha do tempo a opção de ser um doador de órgãos e compartilhar com parentes e amigos.
Em 2011, o Brasil bateu recorde ao registrar 2.207 doadores no Sistema Nacional de Órgãos 63% a mais que em 2008, conforme dados do governo. Atualmente, 95% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para expressar no Facebook o desejo de ser um doador de órgãos, basta ir na Linha do Tempo e clicar em Evento Cotidiano, escolher a opção Saúde e Bem-Estar e clicar em doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
A supervisora de Marketing Lucinda Ulhoa, 33 anos, utilizou a ferramenta poucos dias após a parceria. "O que eu puder fazer para ajudar os outros a não sentirem a dor que senti quando perdi meu pai, vou fazer", explicou. Ela também se cadastrou como doadora em um banco de medula óssea. "Ninguém merece perder um ente querido, mas é preciso ter cautela. Só divulguei no Facebook para ver se estimulo as pessoas a fazerem o mesmo", completou.

Vivian Murbach, 33 anos, decidiu ser doadora de órgãos ainda na adolescência. Quando a ferramenta foi disponibilizada pelo Facebook, a servidora pública optou por compartilhar a informação. "Cheguei à essa decisão pelo simples fato de ajudar alguém que precisa muito com algo que é meu e que não vou precisar mais. É simples assim", disse. Ela garante que amigos, o noivo e a família sabem do desejo dela de ser doadora. "Quando faço algum procedimento cirúrgico, aviso novamente a família e o médico."
Já o estudante de antropologia Alexandre Branco, 23 anos, declarou-se doador de órgãos, mas não havia comunicado oficialmente a família e os amigos. "Apesar de as pessoas próximas a mim terem um conhecimento [sobre a vontade dele], achei que uma declaração explícita era o mais recomendável", contou, ao se referir à ferramenta no Facebook.

"Além do fato de você poder ter uma comunicação expressa do seu desejo, acho que a publicidade dessa informação para as pessoas que não refletiram sistematicamente sobre o assunto pode permitir esse processo", disse. "As pessoas, quando confrontadas com a informação de que outras pessoas próximas são potenciais doadoras, podem refletir e decidir a respeito", concluiu.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/brasil-e-mundo/2012/09/08/saude-doacoes-mais-de-80-mil-brasileiros-se-declararam-doadores-de-orgaos-pelo-facebook.html