quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ATX-BA - PARABÉNS PELOS 15 ANOS DO HOSPITAL DO RIM (SP)

HISTÓRIA DO HOSPITAL DO RIM DE SÃO PAULO. Em 1983 os componentes da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), criaram o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e Hipertensão (IPEPENHI), entidade de direto privado, de fins filantrópicos e não lucrativos - declarada de utilidade pública pelo Decreto Federal em 1988.
O objetivo permanece sendo a manutenção de um instituto de pesquisa, ensino e assistência com o intuito de expandir estas atividades dentro do complexo Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e Hospital São Paulo.
Em 1993, o IPEPENHI foi transformado em FUNDAÇÃO OSWALDO RAMOS, pessoa jurídica de direto privado, de fins não lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. A Fundação inaugurou o Hospital do Rim e Hipertensão em 1998, concluindo anos de projetos liderados pelos professores Oswaldo Ramos e Horácio Ajzen. O Hospital do Rim ocupa terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo foi construído com recursos do Governo Estadual, e equipado pelo Governo Federal. É voltado a atendimento de pacientes, com doenças nefro-urologicos e cardiovascular (transplante renal, diálise, nefrites, nefroses, doenças de auto-agressão, afecções urológicas doenças cardiovasculares). Sua concepção foi fundamentada na assistência à saúde, ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa clinica, e capacitação e atualização permanente de profissionais da área.
A instituição faz parte do complexo da UNIFESP/EPM, sendo dirigida por um Conselho Curador composto por 14 membros, com representantes da Secretaria da Saúde do Estado, do município, do Governo Federal, representantes da sociedade e do corpo docente da disciplina de Nefrologia. Este Conselho Curador escolhe uma Diretoria executiva que estabelece o modelo administrativo com profissionais especializados na área.

Captação de órgãos para transplante
O Hospital do Rim e Hospital São Paulo são responsáveis pela captação em uma região de 7 milhões de habitantes (região Sul da grande São Paulo + Santos e baixada santista) correspondendo a 110 hospitais

Resultados Transplante
O transplante renal é a principal atividade do hospital do Rim por 10 anos consecutivos é o hospital que mais faz transplante renal no mundo. Além do programa assistencial, é a instituição que mais capacita profissionais para a área de transplantes e também participa de quase todos os estudos multicêntricos relacionados a imunossupressão. Os resultados do programa saem permanentemente auditados por analises do CTS de Heildelberg - Alemanha.

Fonte:
http://www.hrim.com.br/historico.php
 
Foto
 
Foto
 
Deputado Fernando Capez, na sede do Hospital do Rim para tomar um café com os amigos, Dr. Flavio Flores Bierrenbach, Dr. Medina, Dr. Arthur Beltrame e Dr. Ulisses Fagundes. Eles aproveitaram para agradecer a emenda parlamentar que indiquei para compra de aparelhos. Um abraço e obrigado pelo delicioso café.
 
Amanhã 06.09.2013 o HRIM completa 15 anos com uma homenagem que será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
 
Fui transplantada no HRIM e acompanhada por 20 anos por Dr. Medina, até hoje. Graças ao meu pai que com 75 anos me doou um rim. Este amor imensurável do meu pai que me deu a vida pela segunda vez e de toda equipe do HRIM e de meus médicos possibilitou que eu comemorasse 14 anos de transplante neste ano. Aderi à causa e fundei a ATX-BA para atender aos transplantados não só de rim (fígado, coração, medula óssea, córnea, pâncreas) e seus familiares além de apoiar as pessoas que necessitam de um transplante. Defendendo os direitos de toda comunidade de transplantados da Bahia. PARABÉNS PARA TODA EQUIPE DO HOSPITAL DO RIM.
 
Márcia Chaves
Presidente ATX-BA