quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PARCERIA EVA E ATX-BA NO CARNAVAL

 CAMPANHA DO EVA E ATX-BA EM PROL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Com a campanha de doação de órgãos da ATX-BA em parceria com o EVA neste carnaval de 2012 mais uma vez estamos chamando atenção para um tema de vital importância para milhares de pessoas no Brasil e na Bahia. 

Ao GRUPO EVA que através da alegria do carnaval baiano levantou a bandeira da doação de órgãos  o nosso respeito e agradecimento em nome da VIDA.

Aplaudimos o EVA e NU OUTRO e seus cantores Saulo e Alexandre Peixe por participarem do desta campanha educativa no carnaval do EVA.
                                                               ATX-BA
Você pode ajudar outras pessoas contando o que vivenciou com um transplante ou com doação de órgãos. Mande um e-mail se quiser publicá-lo em nosso blog.

DEPOIMENTOS: 
 “Nenhum de nós pode considerar-se livre da possibilidade de precisar de um órgão, o destino   aponta para qualquer um” – João Ubaldo Ribeiro
O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É, sem dúvida, um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas.
Neste sentido, acreditamos que no cenário dos transplantes não existem estrelas, todos - pacientes, médicos  e doadores - são igualmente importantes, pois não existe transplante sem doador. Acreditamos também que a questão da escassez de órgãos para transplantes, mais acentuada no Brasil do que em outros países, somente será resolvida através de um intenso esforço de educação de toda a sociedade, incluindo, em curto prazo e em especial, os profissionais de saúde, atores que dão início e finalizam o processo. Não menos importante é a implementação de políticas de saúde pública que priorizem a prevenção de doenças que levam a indicação de transplante.
A conscientização da sociedade como um todo, tarefa de longo prazo, deve ser iniciada nas escolas, o centro ideal de formação integral dos jovens, incluindo o exercício da cidadania. Neste sentido, a incorporação dessa temática nos conteúdos curriculares dos diversos níveis de ensino é determinante para se lograr uma atitude crítica que permita o debate e a análise dos avanços científicos que influenciam a nossa saúde e determinam o rumo da nossa existência. Afinal de contas, os estudantes de hoje são os futuros médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, biólogos, engenheiros, pesquisadores, técnicos de laboratórios, cidadãos, governantes e potenciais doadores e receptores de órgãos, beneficiários da admirável tecnologia dos transplantes. 
 
"Transplante é muito mais do que uma simples cirurgia. É um procedimento que envolve a mais profunda conexão entre seres humanos."
- James F. Burdick.