quarta-feira, 26 de junho de 2013

ATX-BA - INFORMANDO: ESTADO DO CEARÁ É REFERÊNCIA EM TODO BRASIL NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Transplantes de medula óssea aumentam 80 %

26.06.2013
    
Neste ano, nove pessoas receberam novo rim/pâncreas, quantidade superior ao dobro do ano anterior

O Estado do Ceará se mantém como referência em todo o Brasil no número de doações de órgãos. A prova disso é que, entre os meses de janeiro e junho deste ano, os transplantes de medula óssea tiveram um crescimento de 80%, se comparado a igual período do ano anterior. Enquanto em 2012, dez procedimentos foram realizados no período, houve efetivação de 18 até o último dia 21 de junho deste ano. Os dados são da Central de Transplantes do Estado.

Os números mostram, também, resultados positivos nos transplantes de rim/pâncreas. De janeiro a 21 de junho, foram realizados nove procedimentos no total, quantidade superior ao dobro do ano anterior, quando apenas quatro foram efetivados.

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, ressalta, ainda, que o Ceará se mantém em primeiro lugar entre os estados brasileiros nos números de transplantes de fígado, conforme dados do primeiro trimestre da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). "Nós também somos o terceiro do País em número de doadores efetivos por milhão de habitantes", destaca.

Redução
Apesar das boas estatísticas, o Ceará registrou queda de doações. O número de transplantes de coração realizados neste ano teve uma redução de 32%, se comparado a igual período do ano passado. Enquanto em 2012, foram realizados 17 procedimentos entre os meses de janeiro e junho, no ano de 2013, até o último dia 21 deste mês, apenas 11 pacientes receberam um novo órgão. Atualmente, um total de 15 pessoas aguardam na fila de espera.

Outra redução ocorreu no número de córneas transplantadas. De janeiro a junho de 2012, 346 pessoas receberam o novo tecido, enquanto neste ano, apenas 234 procedimentos foram realizados, o que representa uma queda de 35%. Eliana Barbosa explica que existe um período de oscilações durante o ano, não ocorrendo com clareza um fator específico para essas variações. No entanto, esclarece que no caso do coração, o aproveitamento é bem menor em relação a outros órgãos, em torno de apenas 40%. "No caso do fígado, o aproveitamento é de 90% a 94%. Infelizmente, junto com o pulmão, o coração é o órgão mais afetado em caso de morte encefálica. São os primeiros a sofrerem dado esse diagnóstico", destaca a coordenadora.

Coração

Sobre as equipes especializadas em transplantes cardíacos, a coordenadora afirma existir apenas uma no Estado, no Hospital de Messejana, no entanto, composta por uma equipe multidisciplinar, com diversos profissionais, e suficiente para atender à demanda de procedimentos no Ceará. "A unidade é referência nacional, inclusive recebe pacientes de fora do País".
Atuação visa reduzir taxa de negativa familiar
Uma das principais causas da não efetivação de uma doação de órgão, diz a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, é a taxa de negativa familiar, que se encontra em torno de 40%, quando o esperado é de apenas 15%.
Visando reduzir essa taxa, a coordenadora destaca o trabalho constante por meio de campanhas de conscientização, não apenas para a sociedade mas, também, através das associações dos pacientes transplantados, para que todo mês realizem ações em prol da doação. "Além disso, os meios de comunicação têm contribuído bastante para o aumento no número de transplantes, pois sempre levam mensagens positivas e conseguem atingir uma massa grande da nossa sociedade".

Para alcançar aproveitamentos maiores nas doações, acrescenta, a Central de Transplantes do Estado trabalha no sentido de melhorar a manutenção dos potenciais doadores. "Estamos nos reunindo, conversando e capacitando os profissionais de saúde que cuidam desses doadores para que se obtenha um diagnóstico mais precoce e, com isso, a gente aperfeiçoa a manutenção e consegue aproveitar melhor o coração e o pulmão, que são os que mais sofrem de imediato", acrescentou.
Doe de Coração
Para contribuir com o aumento de doadores, a campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor), atua desde 2003 no sentido de promover a conscientização voluntária da doação de órgãos no Ceará. No ano de 2008, o movimento foi reconhecido nacionalmente pela ABTO, recebendo o Prêmio Amigo do Doador concedido à Fundação Edson Queiroz.

RENATO BEZERRA
REPÓRTER
FONTE: CIDADE - DIÁRIO DO NORDESTE