domingo, 25 de setembro de 2016

ATX-BA - COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS DOADORES DE ÓRGÃOS NA ALBA






Deputado celebra Dia de Incentivo à Doação de Órgãos com moção e exposição fotográfica na ALBA

Na próxima terça-feira, 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. Para celebrar a data, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) apresentou uma Moção de Congratulação e Aplausos e abrirá as portas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para uma exposição fotográfica que mostrará 10 imagens de transplantados no Saguão da Casa Legislativa, do dia 27 a 30 de setembro, das 9h às 17h. Para completar, a ALBA ganhará iluminação verde, a partir de segunda-feira, 26.
Na moção, o parlamentar classificou o Dia de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos como uma data de expressiva reflexão para todos os brasileiros, por representar um marco no estímulo a um ato de amor e fraternidade que pode salvar milhares de vidas a cada ano no país. Arimateia aproveitou a oportunidade para lembrar também a passagem do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, em 17 de setembro, uma homenagem a todos os praticantes de um ato igualmente valoroso, na opinião do deputado.
José de Arimateia reforçou o apoio constante à causa da doação que, desde o primeiro mandato, foi uma bandeira defendida. “Como vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA e, antes de mais nada, defensor constante da doação de órgãos e tecidos, aplaudo, não só estas datas. Parabenizo e apoio toda e qualquer ação em nome do incentivo a uma decisão simples, mas que reflete num grandioso resultado: a preservação de vidas. Congratulo também os atores principais deste processo, os doadores, sem cuja coragem e louvável ato, vidas não seriam salvas”, declarou.
A celebração, no entanto, não se encerra por aí. Arimateia abrirá uma exposição fotográfica que vai permanecer no Saguão da ALBA para visitação pública, entre os dias 27 e 30 de setembro, das 09h às 17h. Organizada em parceria com a equipe da Coordenação Estadual de Transplantes (COSET), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a mostra trará imagens de 10 pacientes transplantados e tem autoria do fotógrafo Pedro Hermes. O objetivo, segundo a COSET, é sensibilizar a sociedade baiana quanto à importância da doação de órgãos e tecidos para o transplante, principalmente na última semana de setembro, marcada anualmente como a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.
Transplantes – Segundo informações da SESAB, até o último mês de julho, foram realizados na Bahia, 317 transplantes, enquanto em 2015 foram feitos 225 procedimentos, o que significa um aumento de 40%. Apesar dos avanços, a taxa de recusa familiar na Bahia está em 63%, superior à média nacional, que está em 56%. Em todo o país, as doações possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e um dos maiores desafios é diminuir a taxa de recusas familiares à doação de órgãos.
Fonte:http://pastorjosedearimateia.com.br/saude/deputado-celebra-dia-de-incentivo-doacao-de-orgaos-com-mocao-e-exposicao-fotografica-na-alba/