terça-feira, 27 de setembro de 2011

CONVITE ATX-BA COMEMORAÇÂO DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS


CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ÓRGÃO E TECIDOS DA ASSOCIAÇÃO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS DA BAHIA -ATX-BA

A ATX-BA convida a todos pra comparecer dias 29 e 30.09.2011 na Praça Municipal onde estará fazendo campanha em parceria com a Fundação HEMOBA.

No local estará o ônibus da HEMOBA coletando sangue e cadastrando aqueles que solidariamente quiserem fazer parte da lista de doadores de medula óssea.

Contaremos com a apresentação da Banda A Mulherada.

Informando:

Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um órgão ou tecido, irremediavelmente doente, que compromete a vida de uma pessoa (RECEPTOR) por outro órgão ou tecido de outra pessoa chamada de DOADOR(A), com órgãos ou tecidos sadios. Doador e Receptor devem compartilhar uma série de características biológicas comuns, como grupo sanguíneo e tamanho do órgão, por exemplo. No momento atual o transplante é a melhor alternativa de tratamento - quando não é a única - em muitos casos de doenças irreversíveis de pulmão, coração, fígado, rim

Os transplantes podem ser realizados com órgãos ou tecidos provenientes de doadores vivos relacionados (pai, mãe, irmãos, filhos), não relacionados (cônjuge, por exemplo) ou de cadáveres. Os transplantes de órgãos ímpares (coração, fígado, pâncreas, intestino, etc.) somente podem ser realizados com enxertos provenientes de cadáveres.

Entretanto, essa regra já foi e continua sendo quebrada para o caso do fígado e de pulmão, pois já estão sendo realizados transplantes hepáticos e pulmonares intervivos, nos quais são retiradas apenas pequenas partes do fígado ou do pulmão de um adulto para o implante em uma criança, com resultados muito animadores. Surpreendentemente, existe também transplante de coração com doador vivo.

Ele ocorre em algumas situações em que o receptor com doença pulmonar recebe um transplante duplo de pulmão-coração e o seu próprio coração é implantado em outra pessoa. Essa modalidade de transplante é denominada de transplante dominó.

Um transplante dominó também ocorre quando uma pessoa, recebe um fígado de um doador cadáver (ou parte do fígado de um doador vivo) e o seu fígado é implantado em outra pessoa. Nessa modalidade de transplante pode ocorrer que mais de uma pessoas sejam beneficiada com o fígado do doador/receptor, já que o fígado pode ser dividido em mais de uma parte para ser implantado. O que possibilita esse tipo de transplante é que a doença que promoveu a necessidade do transplante da pessoa que também fez a doação do fígado somente se desenvolverá no(s) outro(s) receptor(es) 15 ou 20 anos mais tarde.      

Transplantes como de medula óssea são sempre realizados com doadores vivos, mesmo que em alguns casos sejam também realizados com células provenientes do cordão umbilical. A medula óssea tem a capacidade de rápida regeneração, o que não causa nenhum problema para o doador.

Os transplantes têm o objetivo de salvar vidas (coração, fígado, pulmão e medula óssea) e/ou de melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças terminais ou crônicas incapacitantes. O transplante de rim, por exemplo, retira a pessoa do martírio da diálise, que interfere profundamente em sua vida emocional e produtiva, enquanto os transplantes de pâncreas, ou de rim/pâncreas combinado, podem salvar os pacientes diabéticos da insuficiência renal e da cegueira.

Acrescente-se a isso os benefícios agregados com o fim da constante injeção de insulina e do rígido e estressante controle da dieta alimentar. É possível imaginar que nesse momento alguém esteja vendo esta página graças a um transplante de córneas.       

A indicação para um transplante é feita com muito critério. Embora os portadores de determinadas doenças sejam potenciais candidatos a um transplante, nem todos preenchem os requisitos para serem incluídos em uma lista de espera. Além de vários aspectos médicos, são ainda levados em consideração possíveis problemas que, eventualmente, dependentes das condições de vida, possam ter influência nos resultados.

SEJA UM DOADOR. IINFORME A SUA FAMILIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário