quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIARIO DO NORDESTE

DIARIO DO NORDESTE
PROPORCIONAL À POPULAÇÃO
Ceará é o 1º em transplante de coração no Brasil


No primeiro semestre de 2009, o Ceará registrou 2,6 doadores por milhão de pessoas, superando São Paulo.
O Ceará está dando exemplo em doação de órgãos e realização de transplantes no Brasil.
No primeiro semestre deste ano, o Estado se destaca como o que mais efetivou transplantes de coração proporcionalmente à população e como terceiro em números absolutos de cirurgias do tipo.
Dos procedimentos em geral, a quantidade de transplantes realizados aumentou 20,6% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Na prática, o número de operações passou de 310 para 374 de um ano para o outro.
Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
Nacionalmente, o Estado é o que mais doa. No primeiros seis meses de 2009, o Ceará registrou 2,6 doadores por milhão de pessoas. São Paulo e Paraná ficaram com índice de 2,5.
Em número absolutos, as posições se invertem. São Paulo fica à frente, com 53 transplantes de coração realizados; Paraná com 13 e Ceará com 11. Os dados são de janeiro a julho. Até ontem, o Estado contava com 13 cirurgias.No primeiro trimestre deste ano, a média nacional de doadores era de oito por um milhão de pessoas. No mesmo período, o Ceará apresentava índice maior, de 10,1, na mesma proporção. No ranking nacional, o Estado ocupava a 8ª posição entre os estados.
Contabilizando-se o semestre, porém, houve melhora significativa, pois o Ceará passou para a 4ª posição, com 11,7 doadores por milhão de habitantes. A meta para 2011 é atingir o índice 12, como informa a assistente social da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Estado, Rosângela Gaspar Cavalcante.“Se conseguirmos manter esse ritmo, antes do fim do ano poderemos chegar ainda mais perto da meta”, vislumbra. O índice de 11,7 coloca o Ceará atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Acre, sendo que esse último se destaca devido à população pequena.O fato de o Ceará ter passado à frente de estados como Rio Grande do Sul e Paraná revela um avanço no setor e mostra características próprias do cearense. “Nossa população é muito solidária, está atendendo bem ao apelo de salvar vidas. O trabalho dos profissionais nos hospitais de referência do Estado é de dedicação total”, enfatiza.Para incrementar o serviço, são feitas capacitações.
No ano passado, houve dois cursos de formação de coordenadores educacionais de transplante.
Hospital de Messejana
O resultado da pesquisa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos não foi surpresa para o coordenador da Unidade de Transplantes Cardíacos e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, cardiologista João David de Souza.Ele atribui essas conquistas ao trabalho realizado nos últimos 12 anos no Estado para incentivar a doação de órgãos e coloca o hospital entre os três maiores do Brasil em termos de transplantes cardíacos.No caso específico do Hospital de Messejana, no primeiro semestre deste ano foram realizados 11 transplantes do coração. “Ontem, fizemos mais quatro, totalizando 15 transplantes este ano”.
Marta Bruno e Suelem Caminha Repórteres