terça-feira, 27 de setembro de 2011

Notícias ATX-BA - Informando

27 de Setembro

De cada 8 (oito) potenciais doadores de órgãos, apenas 1 (um) é notificado. Ainda assim o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde. O resultado positivo é devido, principalmente, a três fatores:

1. O programa nacional de transplantes tem organização exemplar. Cada Estado tem uma Central de Notificação, Captação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional.

2. Para realizar transplante é necessário credenciamento de equipe no Ministério da Saúde. A maioria destas equipes é liderada por médico com especialização no exterior, obtido graças ao investimento público na formação de profissionais em terapia de alta complexidade.

3. Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade produtiva.

O potencial doador cadáver


Considera-se como potencial doador todo paciente em morte encefálica. No Brasil, o diagnóstico de morte encefálica é definido pela Resolução CFM n° 1480/97, devendo ser registrado, em prontuário, um Termo de Declaração de Morte Encefálica que descreva todos os elementos do exame neurológico que demonstrem ausência dos reflexos do tronco cerebral, bem como o relatório de um exame complementar que assegure esse diagnóstico.

Morte encefálica


Morte encefálica e coma não são sinônimos. No estado de coma o encéfalo está vivo, executando suas funções de manutenção da vida. Na morte encefálica, apenas o coração pode continuar batendo, em razão de seu marcapasso próprio, e por pouco tempo, o suficiente para o aproveitamento de órgãos saudáveis para transplante. O diagnóstico definitivo da morte encefálica é corroborado por exames que demonstrem a ausência de fluxo sangüíneo intracraniano.

Quem pode ser doador de órgãos após a morte?


Para ser doador após a morte não é necessário portar nenhuma documentação, mas é fundamental comunicar à própria família o desejo da doação posto que, após o diagnóstico de morte encefálica, a doação só se concretiza após a autorização dos familiares, por escrito, o que, na dependência do órgão a ser transplantado, exige, por vezes, rapidez. Coração, pulmões, fígado e pâncreas só podem ser transplantados se removidos após a morte encefálica e antes da parada cardíaca; a retirada de córneas e ossos pode ser feita até 6 horas após a parada cardíaca; e, no caso dos rins, o limite é de um máximo de 30 minutos após a parada cardíaca.

Quem pode ser doador vivo?


Em princípio, o doador vivo é uma pessoa, em boas condições de saúde, capaz juridicamente, ou seja, maior de 21 anos e que concorde com a doação, não existindo um limite superior de idade. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges podem ser doadores, desde que haja compatibilidade entre o sistema ABO do receptor e dos possíveis doadores. Os doadores não parentes só podem doar em condições especiais, após liberação judicial, conforme dita a lei n° 10211.

Fonte: UFGNet

Semana de incentivo à doação de órgãos começa sexta-feira, no Salvador Shopping

admin
Numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, através do Sistema Estadual de Transplantes, e da Universidade Federal da Bahia, através do Núcleo de Transplante do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), acontece a partir de sexta-feira, dia 22, no Salvador Shopping (L1/expansão), a Semana de Mobilização pela Vida, com atividades diárias relacionadas com a doação e transplante de órgãos.
O evento, que será aberto oficialmente às 18 horas, com a presença do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o médico Eraldo Moura, tem como principal objetivo difundir informações sobre o assunto, a fim de ampliar o número de doações e, consequentemente, de transplantes de órgãos. Exposição de painéis, distribuição de materiais educativos, palestras, depoimentos de pacientes transplantados e projeção integram a programação da semana, que tem o apoio da Faculdade Maurício de Nassau.
A Semana de Mobilização pela Vida integra a campanha nacional pelo Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, dia dos santos gêmeos, Cosme e Damião, considerados patronos dos transplantes. Segundo o médico Eraldo Moura, na última de setembro, há mais de 10 anos, são promovidos eventos relacionados ao tema em todos os estados brasileiros.
Além das atividades previstas para o Salvador Shopping, onde a população poderá manifestar seu desejo de ser um doador voluntário no “Transplantômetro”, equipamento que será instalado no local, outras ações serão desenvolvidas durante esta semana, em Salvador e diversos municípios do interior.

Imagem ATX-BA - Coordenador Projetos Sociais Salvador Shoping - Fabiano Mehmeri
Hupes comemora Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos

26/09/2011 - 17h05

Hospital da UFBA é referência em transplantes na Bahia

Nesta terça-feria (27 de setembro) é comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/UFBA (Hospital das Clínicas) é referência na Bahia em Transplantes de Córnea e Medula Óssea. Possui a única unidade de saúde a realizar transplantes de Medula e o maior Hospital em número de Transplantes de Córnea do Estado. Desde o primeiro transplante realizado no Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO), em agosto de 2010, já foram realizados 42 transplantes. Só no ano passado, foram feitos 86 Transplantes de Córnea e até este mês mais de 40 pacientes foram beneficiados. Cerca de 200 pessoas aguardam na fila de espera pelo Transplante de Córnea.

Segundo dados da Central Nacional de Doação de Órgãos, no Brasil, são mais de 70 mil pessoas esperando por doações. Na Bahia, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, há cerca de 3.740 pessoas em fila de espera para transplantes. Esse ano, entre janeiro e setembro, foram registrados 50 doações de múltiplos órgãos, enquanto em 2010, 57.

Como forma de sensibilizar à sociedade, o Hospital das Clínicas, juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado, com o apoio da Faculdade Maurício de Nassau, promovem até o dia 30 de setembro a Semana de Mobilização pela Vida, no Salvador Shopping (L1/expansão), onde a população pode manifestar seu desejo de ser doador voluntário no "Transplantômetro", equipamento instalado no local. Nesta terça (27) ainda será realizada uma caminhada no Campo Grande, a partir das 9h.

Para atendimento à população, as pessoas deverão ser encaminhadas para os serviços de Oftalmologia (córnea) ou Oncohematologia (medula óssea) através de encaminhamento/relatório médico. Para o transplante de córnea, a marcação de consulta e avaliação clínica dos pacientes são realizadas nas terças, pela manhã, no Ambulatório Magalhães Neto. Os pacientes de Oncohematologia devem entrar em contato com o Serviço Social, pelo telefone 3283-8249.

CONVITE ATX-BA COMEMORAÇÂO DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS


CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ÓRGÃO E TECIDOS DA ASSOCIAÇÃO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS DA BAHIA -ATX-BA

A ATX-BA convida a todos pra comparecer dias 29 e 30.09.2011 na Praça Municipal onde estará fazendo campanha em parceria com a Fundação HEMOBA.

No local estará o ônibus da HEMOBA coletando sangue e cadastrando aqueles que solidariamente quiserem fazer parte da lista de doadores de medula óssea.

Contaremos com a apresentação da Banda A Mulherada.

Informando:

Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um órgão ou tecido, irremediavelmente doente, que compromete a vida de uma pessoa (RECEPTOR) por outro órgão ou tecido de outra pessoa chamada de DOADOR(A), com órgãos ou tecidos sadios. Doador e Receptor devem compartilhar uma série de características biológicas comuns, como grupo sanguíneo e tamanho do órgão, por exemplo. No momento atual o transplante é a melhor alternativa de tratamento - quando não é a única - em muitos casos de doenças irreversíveis de pulmão, coração, fígado, rim

Os transplantes podem ser realizados com órgãos ou tecidos provenientes de doadores vivos relacionados (pai, mãe, irmãos, filhos), não relacionados (cônjuge, por exemplo) ou de cadáveres. Os transplantes de órgãos ímpares (coração, fígado, pâncreas, intestino, etc.) somente podem ser realizados com enxertos provenientes de cadáveres.

Entretanto, essa regra já foi e continua sendo quebrada para o caso do fígado e de pulmão, pois já estão sendo realizados transplantes hepáticos e pulmonares intervivos, nos quais são retiradas apenas pequenas partes do fígado ou do pulmão de um adulto para o implante em uma criança, com resultados muito animadores. Surpreendentemente, existe também transplante de coração com doador vivo.

Ele ocorre em algumas situações em que o receptor com doença pulmonar recebe um transplante duplo de pulmão-coração e o seu próprio coração é implantado em outra pessoa. Essa modalidade de transplante é denominada de transplante dominó.

Um transplante dominó também ocorre quando uma pessoa, recebe um fígado de um doador cadáver (ou parte do fígado de um doador vivo) e o seu fígado é implantado em outra pessoa. Nessa modalidade de transplante pode ocorrer que mais de uma pessoas sejam beneficiada com o fígado do doador/receptor, já que o fígado pode ser dividido em mais de uma parte para ser implantado. O que possibilita esse tipo de transplante é que a doença que promoveu a necessidade do transplante da pessoa que também fez a doação do fígado somente se desenvolverá no(s) outro(s) receptor(es) 15 ou 20 anos mais tarde.      

Transplantes como de medula óssea são sempre realizados com doadores vivos, mesmo que em alguns casos sejam também realizados com células provenientes do cordão umbilical. A medula óssea tem a capacidade de rápida regeneração, o que não causa nenhum problema para o doador.

Os transplantes têm o objetivo de salvar vidas (coração, fígado, pulmão e medula óssea) e/ou de melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças terminais ou crônicas incapacitantes. O transplante de rim, por exemplo, retira a pessoa do martírio da diálise, que interfere profundamente em sua vida emocional e produtiva, enquanto os transplantes de pâncreas, ou de rim/pâncreas combinado, podem salvar os pacientes diabéticos da insuficiência renal e da cegueira.

Acrescente-se a isso os benefícios agregados com o fim da constante injeção de insulina e do rígido e estressante controle da dieta alimentar. É possível imaginar que nesse momento alguém esteja vendo esta página graças a um transplante de córneas.       

A indicação para um transplante é feita com muito critério. Embora os portadores de determinadas doenças sejam potenciais candidatos a um transplante, nem todos preenchem os requisitos para serem incluídos em uma lista de espera. Além de vários aspectos médicos, são ainda levados em consideração possíveis problemas que, eventualmente, dependentes das condições de vida, possam ter influência nos resultados.

SEJA UM DOADOR. IINFORME A SUA FAMILIA.