quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal Agora

Adesão à campanha de doação de órgãos pode ser feita pela Internet


O novo site do TJ (www.tjrs.jus.br) proporciona a expedição de certidão para pessoa que deseja expressar a vontade de ser doador de órgãos. Basta preencher um formulário virtual (confira link abaixo) e, após a confirmação, a certidão será gerada. O documento não tem validade jurídica, mas pode ser impresso e divulgado para amigos e familiares.
Segundo o coordenador da campanha “Doar é Legal”, Carlos Eduardo Richinniti, diretor do Foro da Capital, a entrega da certidão é um ato simbólico para que a intenção do doador seja conhecida pela família, colaborando para reverter o quadro de sofrimento pelo qual passam milhares de gaúchos.
“Este é um projeto nosso, do Poder Judiciário Gaúcho, que, por sua credibilidade, tem muito a contribuir nesta importante questão ligada à doação de órgãos. Os resultados já obtidos atestam isso. Por essa razão, convido os colegas a participarem e divulgarem a proposta, simples que é, mas que pode salvar vidas, dos outros, de um familiar ou, quem sabe, nossa própria vida”.
Campanha anterior, realizada no Foro Central, expediu certificado simbólico em papel, que registrava a manifestação do participante em ser doador de órgãos.
Desde maio de 2009, quando a campanha começou, cerca de três mil certidões foram expedidas nos Foros de Porto Alegre, Erechim e Bento Gonçalves. O documento serve para que familiares não tenham dúvidas sobre o interesse do falecido em ser doador.
A campanha de âmbito nacional é promovida em parceria pela Direção do Foro da Capital, OAB/RS, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Hemocentro e ONG Via Vida.



Projeto Doar é Legal

O Projeto Doar é Legal é uma iniciativa do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, que tem por objetivo conscientizar as pessoas da importância de doar órgãos.
Se você quiser manifestar sua vontade de ser doador, preencha os campos abaixo. Será expedida uma certidão - sem validade jurídica - atestando essa vontade. Imprima-a e mostre a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção.

Sim, eu gostaria de manifestar vontade de ser doador de órgãos!
Nome:
CPF:

Digite os dados da figura ao lado:
Se não conseguir visualizar a imagem, clique aqui ou ouça o código



Gostaria de alterar ou excluir meu cadastro.