terça-feira, 10 de setembro de 2013

ATX-BA - INFORMANDO - DIREITO DOS IDOSOS

A ATX-BA convida a todos para audiência pública promovida pelo Deputado José de Arimatéia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para cuja temática são os idosos e seus direitos.
Local : Plenário da ALBA (CAB)
Dia: 03/10/2013
Hora: 09:30 horas.

CARTA ABERTA

O COMPROMISSO DE TODOS POR UM ENVELHECIMENTO DIGNO NO
BRASIL E NA BAHIA

A última pesquisa do IBGE, em 2010, revelou um dado importante quanto ao envelhecimento do povo brasileiro, apontando para uma população de mais de 67 por cento de idosos, daqui a menos de 30 anos, sendo que o Estado da Bahia aparece em 1° lugar no índice de pessoas centenárias, notadamente na cidade de Piatã, na Chapada Diamantina. E já somos um milhão e meio de pessoas idosas em Salvador estima-se em 300 mil. O Brasil é signatário de pactos internacionais em favor do envelhecimento, como o pacto de Madri (2000), que reconhece o envelhecimento da população como um macro positivo, e o Plano que alguma noticia demora a chegar ou são as pessoas que apresentam certa dificuldade para escutar...

Uma Questão de Direitos Humanos, Saúde Pública e Responsabilidade
Social

Após pesquisas e constatação das várias formas de violência sofridas pelas pessoas idosas em nosso estado, que perduram até os dias de hoje, tornando-se uma grave violação dos direitos e saúde pública. Por conta dessa preocupante e atordoante preocupação, o Movimento Social das Pessoas Idosas da Bahia vem a público Denunciar que, após muitas lutas da sociedade civil organizada, foi instalada, através da lei 9,277/2004, a Deati – Delegacia Especializada de Atendimento de Atendimento ao Idoso, localizada na Rua Salete, 19 – Barris, para servir de instrumento efetivo de ação preventiva, repressiva e investigativa em cumprimento dos artigos 4º e 46º do Estatuto do Idoso. Trata-se de uma unidade projetada para um atendimento especial ao idoso, em face do aumento da violência contra ele, inclusive dentro da própria família. Para tanto, foi formada uma equipe interdisciplinar capacitada pelo Fórum Permanente das Questões do Idoso da Bahia (custo zero para o Governo), dentro dos padrões e conhecimento exigidos pela Gerontologia e Geriatria e do Estatuto do Idoso, composta de delegadas, agentes policias, assistentes sociais, pessoal de apoio, veículo para deligência, alojamento dentro dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para acolher temporariamente o idoso em risco de morte após denúncia.
Num trabalho conjunto com o Ministério Público, a Deati vinha desempenhando suas funções com qualidade, em plantões de 24 horas, até que começou o desmanche dessa delegacia com a retirada de quase todo pessoal preparado para atendimento diferenciado. E o mais grave, a delegacia não funciona no turno da noite, deixando o idoso em risco de vida, sem socorro policial durante as madrugadas, pois o atendimento só é feito no horário administrativo. Passou-se a fazer marcação de audiências com datas marcadas para o fim do ano, inobservando o atendimento prioritário e em tempo hábil, para a pessoa idosa. Esta situação se configura com UMA BÁRBARA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL, em época de Pacto Pela Vida – “um compromisso de todos com a segurança”. E buscam-se parcerias e envolvimento com a sociedade civil organizada. O que é mesmo pacto pela vida?

O PACTO PELA VIDA COMEÇA COM A PESSOA IDOSA – a população idosa tem o direito de viver, de envelhecer e de ter sua delegacia funcionando certo para garantir o tratamento digno aos idosos. Eles são a memória viva de uma sociedade e de um povo, como mostra a história das civilizações.

MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: REDE NIAPI – Núcleo Interinstitucional de Ação Pró Idosos (53 instituições do idoso), Fórum Permanente das Questões do Idoso na Bahia.


ATX-BA.

2 comentários:

  1. Caros amigos,

    Aproveito comentar no V/ blog para informar que escrevi um livro sobre a transplantação hepática pediátrica, pois como Pai desesperei por alguma informação que me desse alento para conseguir levar até ao fim a luta pela vida do meu filho. Tudo parecia perdido e apesar do nosso mundo estar a ruir, conseguimos vencer e fez-nos muita falta não termos nenhuma literatura que nos ajudasse e nos mostrasse este mundo que nos era completamente desconhecido! Curiosamente, outros pais e doentes que estão a passar por situações de enorme gravidade, refugiam-se um pouco na leitura deste livro e também por isso, embora nem todos os casos sejam de “transplantados”, o livro vai cumprindo uma missão!
    O livro chama-se “Lutar até Viver” foi escrito em 2009 e finalmente está disponível no Brasil! Pelo que me apercebo a realidade Brasileira e a Portuguesa têm muitas coisas em comum e a falta de informação para quem passa por um processo destes, é realmente um problema! Tudo que existe é do lado do médico, falta a perspectiva do doente!

    Fica aqui esta pequena publicidade!

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3687468

    http://lutarateviver.blogspot.pt/2013/09/finalmente-chegamos-ao-brasil.html

    Deixo-vos com esta mensagem de uma Mãe de Rio Grande do Sul:

    Muito obrigada por suas palavras. Confesso que já considero um milagre ter encontrado o seu blog na internet, pois a história do seu filho é o que está me dando forças para lutar e não desistir.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor

      Que seja bem vindo seu livro no Brasil. A ATX-BA luta pela " Vida". temos várias crianças transplantadas de fígado (doador vivo e falecido). Parabéns pelo livro e felicidades para você e sua família.

      Atenciosamente,

      Márcia Chaves
      Presidente ATX-BAQ

      Excluir