segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Projeto - 09/02/2009
SUS poderá fornecer gratuitamente medicamentos contra hepatite C.
Bernardo Hélio

Eduardo Sciarra argumenta que o tratamento da doença é muito caro.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 4514/08, do deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente os medicamentos para tratamento dos portadores de hepatite C.
A hepatite C é causada por um vírus transmitido principalmente pelo sangue contaminado. O portador do vírus pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a cirrose (lesões no fígado) e câncer hepático. Em geral, a doença não revela sintomas até que atinja estágios mais avançados.
Tratamento caro
Eduardo Sciarra argumenta que o tratamento da doença é muito caro e que a maioria dos brasileiros não tem condições de custeá-lo. Segundo o projeto, o Ministério da Saúde padronizará os remédios a serem utilizados em cada forma e estágio da doença. O texto determina ainda que as despesas decorrentes da implementação da medida estarão previstas nos orçamentos da União, dos estados e dos municípios.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Íntegra da proposta:- PL-4514/2008