quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CORREIO 24 HORAS


Centros de transplantes trazem esperança para 3 mil baianos
Redação CORREIO
Mais de 3 mil pessoas estão na lista de espera para transplante de órgãos na Bahia, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Para tentar diminuir a fila, o Ministério da Saúde autorizou na segunda-feira (24) a criação de dois novos centros especializados em busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos no estado.
A portaria publicada no Diário Oficial da União determinou que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e o hospital de Base Luis Eduardo Magalhães passem a realizar os procedimentos
O levantamento da Sesab indica que 3.777 pessoas aguardam a realização dos transplantes. São 970 para córnea, 201 para fígado, 2.603 para rins e três pessoas aguardam a doação de coração.
Até 18 de junho deste ano, foram registradas pela Sesab apenas 175 transplantes, sendo 21 de fígado, 47 de rins, 84 de córneas, 23 de múltiplos órgãos, e nenhum de coração
.
Segundo o Ministério, no ano passado foram registrados 363 operações. Os transplantes de córneas e de rins responderam, em 2008, por 90% do total desses procedimentos no estado.
Ainda de acordo o Ministério, equipes capacitadas nas novas unidades identificarão potenciais doadores, farão diagnóstico de morte cerebral e buscarão autorização dos familiares para a doação.
Brasil
Em todo o país, foram realizados 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008. O número representa um aumento de 9% em relação a 2007, quando foram feitos 17.428. Esse crescimento foi impulsionado justamente pela habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos.
Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional. Dessas, são 25 unidades e 40 equipes na Bahia. Além dos novos centros baianos o Ministério credenciou outras 10 unidades no país (Acre, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Ceará).Para saber quais os hospitais e clínicas que realizam os procedimentos de transplantes na Bahia, acesse o site da Sesab.