quarta-feira, 10 de junho de 2009

Saúde




Tratamento com células-tronco em debate
terça-feira, 9 junho, 2009 19:36

VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Evento acontece de 11 a 13 de junho de 2009 com alguns dos principais especialistas do Brasil e do Mundo

Promovido pelo Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca terá uma programação embasada no papel decisivo do cirurgião no manejo da IC para o sucesso da terapêutica. Dr. Gilberto Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), uma das entidades apoiadoras, adianta pontos importantes dos debates científicos:

“Preparamos palestras que abordem os dispositivos mecânicos implantáveis que auxiliam no funcionamento do coração, além da correção cirúrgica dos distúrbios das válvulas cardíacas, da revascularização miocárdica, da terapia com células-tronco e do transplante cardíaco que, aliás, é o único método curativo da IC”, ressalta.

TERAPIA CELULAR

No Brasil, são registrados 240 mil novos casos de insuficiência cardíaca por ano. Metade dos pacientes morre em um período de cinco anos. A fase final do tratamento da IC é o transplante, sendo que em 2008, foram realizados apenas 200 procedimentos em todo o território nacional.

A terapia celular, chamada cardiomioplastia celular, é uma nova alternativa para regenerar as lesões cardíacas. Ainda em fase experimental, cerca de 500 pacientes receberam o tratamento, mediante aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e da própria instituição hospitalar.

Em 2008, os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia formaram a Rede Nacional de Terapia Celular, com o objetivo de fortalecer as pesquisas na área, uma vez que o Brasil detém o maior estudo do mundo em células-tronco. Serão oito laboratórios especializados nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

“É importante ações nesse sentido para criar novas perspectivas ao paciente que sofre desta grave doença, com um tratamento que poderá aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida”, afirma dr. Paulo Brofman, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo Núcleo de Cardiomioplastia Celular da PUCPR.

SUPORTE CIRCULATÓRIO MECANICO

Existem três importantes indicações para a utilização dos dispositivos mecânicos em pacientes com insuficiência cardíaca grave.

1. Ponte para recuperação, aplicada em portadores de cardiopatia com potencial de recuperação, como em alguns casos de infarto agudo do miocárdio e miocardite viral aguda. O uso de um DVA permite um repouso ao músculo e a recuperação do coração. Em algumas semanas ou meses, com o órgão recuperado, é possível retirar o aparelho e evitar o transplante cardíaco.

2. Ponte para transplante cardíaco: para pacientes em lista de espera para transplante e que apresentam grave descompensação cardíaca, com alto risco de morte em sete dias. O implante deste dispositivo ajuda o receptor a esperar pela doação de um órgão compatível.

3. Terapia de destino: para aqueles pacientes com cardiopatia grave, porém sem indicação de transplante. Nesses casos, o implante de um dispositivo age como tratamento definitivo.

“Recentemente, incluímos na Diretriz Brasileira de Transplante Cardíaco, a ser divulgada no segundo semestre de 2009, que todo centro transplantador precisa contar com um profissional qualificado no implante destes dispositivos. É uma forma de voltar o olhar do Ministério da Saúde para indicar o suporte circulatório mecânico no rol de procedimentos do SUS, uma alternativa viável que aumenta as chances dos pacientes graves”, comenta dr. Juan Alberto Mejia, coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana, Fortaleza

MULTIDISCIPLINARIDADE

“Todas as especialidades envolvidas no Congresso atuam, de alguma forma, com a insuficiência cardíaca. Como a IC é a maior causa de internação por doença cardiovascular em todo o mundo, uma vez que se trata da fase final de todas as patologias cardíacas, e muitas vezes é tratada por estes profissionais, é preciso enfatizar a abordagem multidisciplinar”, explica o dr. Felix José Alvarez Ramires, presidente do VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca.

O VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca é voltado aos profissionais que atuam nas áreas de insuficiência cardíaca, cardiologia geral, terapia intensiva, cirurgia cardíaca e clínica médica, além de toda a equipe multiprofissional envolvida no atendimento a portadores de IC. Mais informações e inscrições em http://congresso.cardiol.br/geic/viii/.

Realização
Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Apoio
Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas - SOBRAC
Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular - SBCCV
Sociedade Brasileira de Clínica Médica - SBCM

VIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca
Data: De 11 a 13 de junho de 2009
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin
Informações e inscrições: (51) 3061-2957 / cardiologia@abev.com.br
http://congresso.cardiol.br/geic/viii

Acontece Comunicação e Notícias