quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O Dia das Hepatites foi aceito para discussão na OMS

Recebemos do Ministério da Saúde a confirmação de que na reunião do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde para preparação da pauta com os temas que serão discutidos durante a Assembléia Geral que acontece no mês de maio, foi aceita a proposta realizada pelo representante brasileiro, Dr. Paulo Buss, para que seja discutida e votada a instituição do dia 19 de maio como o Dia Mundial das Hepatites.
Agradecemos a todos os integrantes do ministério da saúde que possibilitaram para que isso acontecesse. A troca de e-mails, algumas brigas, etc. faz parte da discussão democrática, com troca de opiniões divergentes, com tempos e ansiedades diferentes, mas todas elas sejam de que lado fosse tinham um objetivo final e igual, que era conseguir que o Comitê Executivo aceitasse a inclusão na pauta da Assembléia Geral da OMS.
Mas a luta não acabou é agora será necessário dar visibilidade ao tema para que no mês de maio os representantes de todos os países aprovem a proposta. Em nome do Grupo Otimismo, da World Hepatitis Alliance e das ONGs que se engajaram nesta luta agradeço a todos os que colaboraram para superar mais este degrau no reconhecimento das hepatites como uma epidemia mundial. Carlos VaraldoGrupo OtimismoWorld Hepatitis Alliance - WHA
Segue e-mail recebido do PNHV: Como é do conhecimento de todos, aconteceu em Genebra, na última semana, a Reunião do Conselho Executivo (CE) que antecede a Assembléia Mundial da Saúde.
O governo brasileiro, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil e as Frentes Parlamentares da Saúde e das Hepatites Virais, apresentou, com total apoio do Senhor Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a proposta brasileira para a discussão do tema hepatites virais, incluindo a instituição do dia 19 de maio como o "DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS", para que todas as nações do mundo desenvolvam ações que visem à promoção a saúde, à prevenção e ao controle desse relevante problema de saúde pública.
Este PNHV compartilha com seus parceiros a oportunidade dada pelo CE para o Brasil incluir e defender tal proposta na Assembléia Mundial da Saúde (AMS), nos dias 18 a 27 de maio, em Genebra.
Para a aprovação na AMS é imprescindível que tracemos como estratégia uma intensa articulação com as instituições- governos e sociedades civis- dos demais países. Obrigado pelo apoio e continuamos juntos pela instituição do DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS, para que a data seja lembrada mundialmente como o grande dia de mobilização e alerta ao sério problema que são as hepatites virais. Abraços,
Ricardo Gadelha de Abreu
Coordenador do Programa Nacional para Prevenção e Controle das Hepatites ViraisDepartamento de Vigilância Epidemiológica Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúdericardo.gadelha@saude.gov.br(61) 3213.8293