terça-feira, 13 de abril de 2010

SAÚDE BUSINESS WEB

Anvisa suspende fabricação de medicamentos por não atender exigências

por Christina Machado (Agência Brasil)

Anvisa decreta suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso dos medicamentos Lifaltracolimus (tracolimo) e Lifalclozapina


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso dos medicamentos Lifaltracolimus (tracolimo) e Lifalclozapina (clozapina). Os produtos fabricados por Lifal Laboratório Farmacêutico de Alagoas S.A. estão sem registro no país.

De acordo com a resolução, o fabricante deve recolher todos os lotes dos produtos. A proibição vale para todo o país, a partir de hoje. O tracolimo é usado para evitar a rejeição de órgãos transplantados, e a clozapina é um antipsicótico, indicado no tratamento de transtornos como a esquizofrenia. Os pacientes que fazem uso dos medicamentos devem procurar seus médicos para efetuar a substituição do tratamento.

Os dois medicamentos foram fabricados legalmente no país até dezembro de 2009, quando a Anvisa indeferiu o pedido de renovação de registro para os dois produtos. A empresa recorreu da decisão, mas a Anvisa optou por manter o indeferimento.

Durante o processo de renovação do registro, a empresa não apresentou documentos suficientes que comprovassem a segurança, eficácia e qualidade dos produtos. Problemas com a validação dos métodos analíticos do medicamento Lifaltacrolimus, por exemplo, resultaram na não aceitação de diversos estudos apresentados pelo laboratório

HCNET

13/04/2010
HE faz ação para detectar hepatite

Desde ontem até o próximo sábado, dia 17, o Hospital Estadual (HE) Bauru promove a “3ª Campanha de Diagnóstico de Hepatite por Vírus B e C”. A ação é realizada das 8h às 17h até sexta-feira e das 8h às 12h no sábado.

Durante toda a semana, médicos especialistas e funcionários do HE estarão no estacionamento da instituição à disposição de pacientes e público em geral para aplicar testes gratuitamente nos interessados após triagem no local.

A triagem é feita por meio de um questionário que ajudará a identificar quem possui fatores de risco. As questões dizem respeito a comportamento e contato com agentes transmissores da hepatite B e C. Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993, trabalhadores da saúde, usuários de drogas e profissionais do sexo, por exemplo, fazem parte desses grupos.

Cerca de 3 mil kits, fornecidos por laboratório especializado, estarão à disposição dos interessados para realização dos testes. A coordenação dos trabalhos é dos médicos Gustavo Kawanami (infectologista), Fernando Gomes Romeiro (gastroenterologista) e Renata Silveira da Rocha (infectologista), integrantes do corpo clínico do HE.