sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ATX-BA - INFORMANDO



A ATX-BA através de seu Projeto "EDUCAR PARA DOAR" desenvolve várias campanhas sobre doação de órgãos durante o ano visando criar uma cultura de doação de órgãos e tecidos no estado da Bahia.         
A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia vai aproveitar o carnaval para esclarecer alguns pontos fundamentais sobre a doação de órgãos e tecidos. 
A participação da população  em prol da doação de órgãos pode melhorar a realidade dos transplantes no País. Para se tornar doador não é preciso deixar nada por escrito, nenhum documento. 
Basta avisar a família, porque é ela quem vai autorizar a remoção dos órgãos no caso de doação após a morte cerebral. Para doações em vida o doador deve ter mais de 18 anos de idade e o receptor deve ser cônjuge ou parente consangüíneo (pais, filhos, irmãos, avós, tios ou primos). Se não houver parentesco, será preciso autorização judicial.
O transplante é um procedimento cirúrgico, no qual os médicos substituem um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido saudável de um doador vivo ou falecido.
Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso. Qualquer pessoa pode ser doadora, com exceção dos portadores de doenças infecciosas ativas ou de câncer.
Fumantes, em geral, não são doadores de pulmões, mas podem doar outros órgãos e tecidos. 
A doação precisa acontecer até 6h após a morte encefálica, que consiste na parada irreversível da função do encéfalo (cérebro e tronco cerebral), ou seja, é quando o cérebro para de funcionar.
.


                                
 O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS É UM ATO MÉDICO SOCIAL QUE SÓ ACONTECE COM A PARTICIPAÇÂO DE TODA SOCIEDADE.

DOE ÓRGÃOS E TECIDOS. INFORME A SUA FAMÍLIA QUE VOCÊ É UM DOADOR.


  

02/02/2012 - 11:06

Into promove encontro para discutir habilidade de médicos na abordagem de pacientes e familiares

Ser portador de uma “má notícia” não é nada fácil. O médico, muitas vezes, passa por situações em que ele é responsável em transmitir determinada informação que implica, direta ou indiretamente, alguma alteração negativa na vida do paciente e seus familiares. +
De acordo com a Revista Brasileira de Educação Médica, por ser uma tarefa tão estressante, muitos profissionais a evitam ou a realizam de maneira inadequada. O problema é que a falta de habilidade nesta comunicação pode trazer conseqüências para as pessoas envolvidas. Sobre este tema, conhecido por Protocolo Spikes, o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad) realiza uma discussão no dia 9 de fevereiro, a partir das 8h30, em sua sede, no Rio de Janeiro. O encontro será promovido pela Área de Desenvolvimento de Políticas de Humanização do Into em parceria com a Central Estadual de Transplantes. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas através do site do Into.
O Protocolo Spikes consiste em etapas que vão nortear a transmissão das más notícias. O objetivo é habilitar o médico a preencher os requisitos mais importantes na hora da comunicação com o paciente e sua família: recolher informações dos pacientes, transmitir as informações médicas, proporcionar suporte ao paciente e induzir a sua colaboração no desenvolvimento de uma estratégia ou plano de tratamento para o futuro. A palestra será ministrada pela psicóloga especialista em coordenação familiar Kátia Magalhães, da Central Estadual de Transplantes.
O assunto apresentado será “Acolhimento e entrevista ao familiar envolvido no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes: Os 12 passos”. Segundo o chefe da Área de Desenvolvimento de Políticas de Humanização do Into, Sérgio Catão, alguns tópicos abordados serão capacidade de acolhimento e escuta; empatia; informação segura sobre diagnóstico de morte encefálica; mecanismos de defesa; compromisso ético; entre outros. A programação do evento inclui ainda um momento para avaliação e discussão, mediado por Catão e pela Psicóloga da Área de Saúde Mental, Fátima Alves.
.[Dia 09 de fevereiro de 2012 (quinta-feira),das 8h30 às 12h, no Into – Avenida Brasil, 500 – São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ). Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.into.saude.gov.br; vagas limitadas. Os primeiros 40 inscritos, presentes no dia do evento, receberão, de cortesia, um livro e um CD sobre o tema e o protocolo Spikes].
http://www.revistafatorbrasil.com.br/imprimir.php?not=190100