sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012



  

02/02/2012 - 11:06

Into promove encontro para discutir habilidade de médicos na abordagem de pacientes e familiares

Ser portador de uma “má notícia” não é nada fácil. O médico, muitas vezes, passa por situações em que ele é responsável em transmitir determinada informação que implica, direta ou indiretamente, alguma alteração negativa na vida do paciente e seus familiares. +
De acordo com a Revista Brasileira de Educação Médica, por ser uma tarefa tão estressante, muitos profissionais a evitam ou a realizam de maneira inadequada. O problema é que a falta de habilidade nesta comunicação pode trazer conseqüências para as pessoas envolvidas. Sobre este tema, conhecido por Protocolo Spikes, o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad) realiza uma discussão no dia 9 de fevereiro, a partir das 8h30, em sua sede, no Rio de Janeiro. O encontro será promovido pela Área de Desenvolvimento de Políticas de Humanização do Into em parceria com a Central Estadual de Transplantes. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas através do site do Into.
O Protocolo Spikes consiste em etapas que vão nortear a transmissão das más notícias. O objetivo é habilitar o médico a preencher os requisitos mais importantes na hora da comunicação com o paciente e sua família: recolher informações dos pacientes, transmitir as informações médicas, proporcionar suporte ao paciente e induzir a sua colaboração no desenvolvimento de uma estratégia ou plano de tratamento para o futuro. A palestra será ministrada pela psicóloga especialista em coordenação familiar Kátia Magalhães, da Central Estadual de Transplantes.
O assunto apresentado será “Acolhimento e entrevista ao familiar envolvido no processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes: Os 12 passos”. Segundo o chefe da Área de Desenvolvimento de Políticas de Humanização do Into, Sérgio Catão, alguns tópicos abordados serão capacidade de acolhimento e escuta; empatia; informação segura sobre diagnóstico de morte encefálica; mecanismos de defesa; compromisso ético; entre outros. A programação do evento inclui ainda um momento para avaliação e discussão, mediado por Catão e pela Psicóloga da Área de Saúde Mental, Fátima Alves.
.[Dia 09 de fevereiro de 2012 (quinta-feira),das 8h30 às 12h, no Into – Avenida Brasil, 500 – São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ). Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.into.saude.gov.br; vagas limitadas. Os primeiros 40 inscritos, presentes no dia do evento, receberão, de cortesia, um livro e um CD sobre o tema e o protocolo Spikes].
http://www.revistafatorbrasil.com.br/imprimir.php?not=190100

Nenhum comentário:

Postar um comentário