quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ATX-BA - Utilidade Publica:Campanha de Doação de Órgãos da ABTO com Messi.

Messi participa de campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos
10 FEV2016 17h30       
        
Uma campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, da qual participam artistas e personalidades do esporte como o jogador argentino Lionel Messi, foi abraçada por várias entidades estrangeiras que fomentam esse tipo de ação, informaram nesta quarta-feira os responsáveis pela iniciativa.

O músico Bruno Saike, líder da banda He Saike e promotor da campanha, contou à Agência Efe que o vídeo "Juntos Outra Vez", uma versão em português da música "Sueño Dorado", foi "adotado" por organismos que promovem a doação de órgãos na Alemanha, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Sérvia, Canadá e Colômbia.

A iniciativa foi amparada como campanha institucional da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e entre os 128 convidados para participar do vídeo estão a cantora italiana Laura Pausini, o jogador Robinho e o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

O técnico da seleção masculina vôlei, Bernardinho, o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, o ex-jogador Carlos Alberto Torres, o desenhista Mauricio de Souza e o ginasta e medalhista olímpico Arthur Zanetti são outros dos apoiaram a campanha.

Além da Fundação Leo Messi, a campanha "foi adotada oficialmente por entidades como a ATU (Associação de Transplantes do Uruguai), a CT (Corporação de Transplantes) do Chile e a Sociedade Europeia de Transplantes de Órgãos (ESOT), a principal da Europa em transplantes e doação de órgãos", afirmou Saike.

Também aderiram à campanha a Associação Mundial de Medicina (WMA), com sede na França; a Fundação Nacional de Trasplantados (FNT) da Colômbia, a Organização Internacional de Receptores de Transplantes (TRIO) e a Sociedade Internacional dos Enfermeiros de Transplante (ITNS), ambas com sede nos Estados Unidos.

A ONG Segunda Chance e a Fundação Nacional de Transplantes (NFT) dos Estados Unidos, o Diário de Transplantes do Canadá, a Rede de Doadores da Sérvia (DMS) e a instituição Atletas pela Doação de Órgãos da Alemanha se uniram igualmente à campanha brasileira.
Saike espera que esta "repercussão internacional" da campanha "reforce os esforços" no Brasil, um país que apesar do aumento de doadores ainda vive problemas para enfrentar a realidade do processo que requer um transplante.

O ativista e músico lembrou que recentemente um jovem morreu porque não havia um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) disponível para o transporte do órgão doado.

"Aconteceram 42 casos desse tipo em 2015, quando a FAB foi requerida e haviam aeronaves disponíveis. E isso porque existe uma lei federal que dá prioridade a este tipo de atendimento, tanto em aeronaves militares como comerciais", ressaltou Saike.

O vídeo da nova versão da música do argentino Abel Pintos, interpretada pela banda He Saike em parceria com a cantora Tânia Mara, tem mais de 800 mil visualizações no YouTube desde que foi lançado, em setembro.

Fonte: http://saude.terra.com.br/messi-participa-de-campanha-da-associacao-brasileira-de-transplante-de-orgaos,0eaca8e2abf22a6ff954adbb09ee1dc0wm1hll4p.html