segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ATX-BA - NOVOS REMÉDIO PARA HEPATITE C - INFONET


Dois novos remédios na rede pública para hepatite C
06/08/2012

Remédios (Foto: Ilustrativa/Arquivo Portal Infonet)


Pacientes com hepatite C terão acesso a duas novas drogas na rede pública em 2013, anunciou o ministério da Saúde. O telaprevir e boceprevir serão usados por pacientes com cirrose e fibrose avançadas, população estimada em 5.500 pessoas.
As duas drogas alcançam até 80% de eficácia, contra os cerca de 40% de sucesso da usada hoje. Segundo o Ministro outras drogas poderão ser incorporadas no futuro.
A hepatite C, de infecção predominante por transfusões de sangue e compartilhamento de objetos como seringas, responde por cerca de 70% das hepatites crônicas no país, onde cerca de 26 mil pessoas estão em tratamento pelas hepatites B e C.
O ministério ainda lançou um edital voltado para tatuadores e manicures, para premiar boas práticas contra a doença.
Por Ivan Valença
 http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=132055

ATX-BA - Comissão de Saúde da ALBA



Comissão de Saúde apresenta balanço de atividades do semestre

O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, José de Arimatéia, apresenta nesta terça-feira (7) o resumo das ações realizadas pelo colegiado no primeiro semestre de 2012.  O balanço será concretizado ás 9h15 na Sala Eliel Martins, situado no Prédio Luís Eduardo Magalhães.
Segundo o parlamentar o colegiado seguiu norteado pela ideia de acelerar a tramitação de projetos de lei que dependem do parecer e da aprovação do colegiado, além de intensificar o processo de avaliação e fiscalização das condições de saúde e saneamento no Estado da Bahia. “Para isso mantivemos o nosso compromisso de realizarmos diversas audiências públicas para discutir de forma ampla e democrática os temas de maior relevância para a Saúde da nossa Bahia”, completou.
Outro destaque foram as visitas aos hospitais públicos do Estado para averiguar como está o atendimento a população e a gestão dos recursos públicos com a prioridade pontual de buscar formas de amparar a instituição médica junto ao governo do Estado. "Queremos contribuir, fiscalizando, mas também dando sugestões através de relatórios que são produzidos e enviados para a Secretaria Estadual de Saúde", assegurou.