segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Folha Online

02/10/2009 - 07h33
Seriado médico que estreia nos EUA aborda transplante de órgãos
LÚCIA VALENTIM RODRIGUES da Folha de S.Paulo

Vida e morte nas mãos dos médicos sempre renderam boas séries --e bons índices de audiência para a TV. Nada de novo, portanto, que o Universal Channel invista em "Three Rivers", que estreia no Brasil com o menor tempo depois do lançamento nos EUA, apenas 24 dias de diferença.

Divulgação
Aparentemente, 15 anos de "ER" não foram suficientes para esgotar o assunto. O novo seriado mostra o dia a dia do maior hospital de transplantes de Pittsburgh. A equipe viaja para tentar convencer as famílias a ceder os órgãos num momento de extrema tristeza pela súbita morte de um parente.
A criadora, Carol Barbee, resolveu contar esses dramas a partir de três visões: a da família do doador, a dos médicos e a do paciente receptor do órgão. "Nesse sentido, é mais fácil para os médicos, que sabem quais os riscos do procedimento e não têm envolvimento com quem está na sala de operação."
Um sensível bonitão (Andy Yablonski, vivido por Alex O'Loughlin) encabeça o grupo, que ainda conta com uma médica encrenqueira lutando para se firmar no hospital fundado por seu pai, um namorador ateu e egocêntrico e um assistente inexperiente, com poucos conhecimentos sobre o exercício da medicina.
A roteirista, contudo, diz que "não é em formato de novela como "Grey's Anatomy'". "É mais focado nos procedimentos que na vida dos médicos." Ela diz que não sabia muito sobre transplantes até ver um documentário na televisão durante sua pesquisa para desenvolver um novo seriado médico. O mais próximo disso que ela tinha vivido foi quando seu sobrinho de 12 anos teve de fazer um transplante de medula óssea por causa de leucemia.
"A série é sobre segundas chances na vida e o que você faz com elas", define Barbee. "E também para mostrar que nem sempre temos tanto tempo quanto pensamos."
Ela não está preocupada com a concorrência que vai estar no ar simultaneamente. "Sempre houve muitos programas médicos ao mesmo tempo. Assim como as série de detetives e de advogados sempre foram a base da programação das TVs." Não vão faltar lágrimas nas histórias de acidentes que fazem vítimas fatais, famílias desestruturadas e reencontros emocionados com a esperança daquela vida ter algum tipo de continuidade. O choro é certo; a audiência, nem tanto.
Three Rivers
Quando: estreia no dia 28 de outubro, às 23h
Onde: Universal Channel
Classificação: não indicado a menores de 12 anos