sábado, 18 de abril de 2009

JORNAL DA MÍDIA
Saúde
Conquista avança na área de transplante de órgãos
Sexta-feira, 17/04/2009 - 17:26

Salvador - Com a implantação, nos próximos dias, da Comissão Intra-Hospitalar de Transplante de Órgãos (CIHTO) do Hospital Geral de Vitória da Conquista, também conhecido como Hospital de Base, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio do Sistema Estadual de Transplantes, contabiliza mais um importante avanço no processo de interiorização das atividades de captação e transplante de órgãos.
Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, a CIHTO funcionará como uma Organização de Procura de Órgãos (OPO), atuando nas unidades hospitalares da região.
Esta semana, ele esteve no município, onde participou de reunião com gestores e profissionais da secretaria municipal de Saúde, visando estabelecer o fluxo para credenciamento do município para a realização de transplante renal e de córnea.
O médico manteve contato com diretores da TV Sudoeste, que se prontificaram a veicular, na emissora, uma campanha de utilidade pública, com o objetivo de divulgar informações sobre doação, captação e transplante de órgãos e, consequentemente, impulsionar as atividades de transplante na região.
Também discutiu com os responsáveis pelos cursos da área de saúde da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) a organização do 1º Congresso do Sudoeste Baiano, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, com enfoque na atividade de transplante de órgãos.