quarta-feira, 24 de junho de 2009

BA está entre estados que menos doam órgãos

18/06/2009 - 22h49m
*Da Redação, com informações do BATV
redacao@portalibahia.com.br
Quatro mil pessoas na Bahia esperam na fila por um transplante de órgão. O número de doadores no estado está entre os menores do país. Mas a solidariedade de duas famílias acabou beneficiando catorze pessoas e permitiu que fosse realizado nesta quinta-feira (18), o primeiro transplante duplo de rim e fígado da Bahia.
A morte de Elisaldo, aos 47 anos, pegou a família de surpresa. Mas apesar da dor, a mulher e o filho mais velho do motorista decidiram doar os órgãos de Elisaldo, que morreu por complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "Um pouquinho dele eu sei que vai estar vivo em outra pessoa", declara a dona de casa Cássia Viana.
Foram retirados os rins, as córneas, o fígado e as válvulas do coração de Elisaldo. A família de uma senhora de 56 anos, que morreu nesta semana, também autorizou a doação dos órgãos da paciente. Ela doou rins e fígado e possibilitou a realização do primeiro transplante duplo da Bahia.
De acordo com a Central de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde, só com essas duas doações, feitas nesta semana, catorze pessoas que estão na fila do transplante podem ser beneficiadas.
"Não só a população, mas muitos profissionais de saúde ainda não entendem esse processo de doação de transplantes", declara Eraldo Moura, coordenador do Sistema de Transplantes. Em 2008, foram realizadas 363 cirurgias desse tipo. Neste ano, 152 transplantes foram feitos até agora.