quinta-feira, 6 de maio de 2010

Agência de Notícias da Aids

NOTÍCIAS


Departamento de Aids divulga nota explicando a atual situação da distribuição dos antirretrovirais no país
04/05/2010 - 17h45

O Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 4 de maio, uma nota de esclarecimento sobre a atual situação dos medicamentos antirretrovirais que compõem o coquetel antiaids. Leia a seguir a nota na íntegra assinada pela diretora do Departamento, Mariângela Simão.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a situação de antirretrovirais no país, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais informa:

. O medicamento importado abacavir 300 mg foi liberado pela Receita Federal e já está no almoxarifado do Ministério da Saúde em Brasília. O envio para as unidades da Federação se inicia ainda hoje, via aérea. A quantidade total dessa entrega é de 600 mil comprimidos (10 mil frascos), o equivalente a três meses de tratamento para os pacientes em uso desse medicamento no país. Adiantamos, ainda, que até o fim de maio chega ao Brasil uma nova remessa de 1,8 milhão de comprimidos (30 mil frascos), quantidade suficiente para atender à demanda nacional por mais oito meses. Um terceiro lote de entrega totalizará 5,1milhões de comprimidos, que atenderá o consumo de 2010 e parte de 2011.

. O consumo médio mensal de abacavir 300mg no Brasil é de 222 mil comprimidos. O país possui cerca de 3.700 pacientes em tratamento com esse medicamento.

. Em relação ao estoque de abacavir solução oral, cabe informar que 2.500 frascos estão nesse mesmo lote de entrega. O consumo médio mensal é de 680 frascos. A compra total de abacavir solução oral para atender o ano de 2010 foi de 6.500 frascos.

. Cabe informar que o cronograma de entregas dos medicamentos de produção nacional, a combinação zidovudina + lamivudina (AZT+3TC) e lamivudina 150mg (divulgada na reunião da CNAIDS) foi cumprido integralmente no último dia 30 de abril, regularizando o abastecimento desses produtos. Novas entregas estão programadas mensalmente pelos laboratórios FURP, Farmanguinhos, FUNED, LAFEPE e IQUEDO até o final do ano, o que garante o abastecimento mensal, bem como a recomposição dos estoques de segurança.

. A compra de medicamentos no país segue uma rotina de aquisição estabelecida pelo Ministério da Saúde, cujos contratos da rede de abastecimento para 2011 serão firmados entre setembro e novembro de 2010. Apesar disso, as compras realizadas nos contratos de 2010 incluem a manutenção de estoque estratégico suficiente para atendimento da demanda até junho de 2011.

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais coloca-se à disposição para mais esclarecimentos.


Mariângela Simão

Diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Ministério da Saúde