quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOTÍCIAS ATX-BA

INCLUSÃO SOCIAL E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

A luta em prol da dignidade sobrepuja, muitas vezes, a própria luta pela existência. Sentindo-se úteis, com a auto-estima preservada, a qualidade de vida melhora consideravelmente aumentando a perspectiva de sobrevivência.

A necessidade de participar produtivamente da sociedade é característica inerente à índole humana. Desse modo, ainda que os pacientes sejam possuidores de uma confortável situação econômica, necessitam de atividades que lhes permitam o sentimento de compartilhamento social.

Ainda sabemos que em grande parte os pacientes transplantados não dispõem de uma condição econômica sequer razoável. Desempregada, uma boa parcela desse contingente sofre as agruras dos que precisam da alta soma necessária à manutenção dos custosos tratamentos anteriores e posteriores aos transplantes.

Para minimizar esses problemas, a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) resolveu buscar alternativas ocupacionais e de geração de renda com um amplo componente social de mobilização e organização dos associados e seus familiares.

A ATX-BA com objetivos específicos de apoio às necessidades básicas do paciente transplantado ou em filas de espera de transplantes, engajada na luta pela melhoria de vida dos associados e seus familiares, ajuda-os na busca de alternativas que contribuam para o seu desenvolvimento sócio-econômico. Sensível a esses fatos, busca implantar através desses projetos a reintegração sócio-econômica, gerando emprego e renda.

Na maioria das vezes as pessoas mais carentes são excluídas do acesso ao crédito por não poderem apresentar as garantias que lhe são exigidas ou por não possuírem a documentação necessária (CPF, Identidade, comprovante de endereço e renda, dentre outros). A ATX-BA pode suprir essa necessidade dos associados representando-os junto aos órgãos e empresas competentes.

É preciso colocar mercadorias em circulação, satisfazendo necessidades e gerando ocupação e renda.

Melhorar as condições de atendimento aos pacientes transplantados e seus familiares, oferecendo cursos profissionalizantes.

Sensibilizar para a necessidade de políticas públicas voltados para as comunidades mais pobres.

Potencializar o cooperativismo, o associativismo e a economia solidária das comunidades como instrumento de superação da pobreza.

Conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito e o devido apoio aos portadores de necessidades especiais para preservar sua dignidade e a sobrevida.

A ATX-BA participou do edital da 4ª Chamada Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários (SETRE/BA) sendo selecionada juntamente com mais 13 entidades.

CONVITE:

A ATX-BA convida toda sociedade a comparecer e apoiar este empreendimento no qual estamos comercializando as bijuterias confeccionadas com pedras semipreciosas pelos associados e familiares da entidade que participaram do Projeto de Artesanato Mineral em convênio com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) / Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).
    

LOCAL: Cesol Comércio
Rua Álvares Cabral, n°16, Ed. Oscar Cordeiro - Bairro Comércio - CEP: 40015-330 - Salvador (BA)
Tel.: (71) 3117-1577/ 3117-1589



                                                        
   
    


                      
                                                   
O QUE É O CESOL?  
                                                                                 
O Centro Publico Estadual de Economia Solidária está funcionado no bairro do Comercio na Rua Álvares Cabral, nº 16 prédio Oscar Cordeiro, (antiga Junta Comercial da Bahia). A inauguração deste espaço aconteceu em dezembro de 2008, com a presença do Governador do Estado, a Ministra do Trabalho de Moçambique, autoridades do Estado e representantes do movimento de Economia Solidária da Bahia e do Brasil. Este Centro-piloto além de ser a principal vitrine da economia solidária do Estado, fará a coordenação da implementação e funcionamento dos demais Centros (territoriais). Juntamente com os oitos Centros Territoriais. Este Centro Estadual comporá uma rede de estruturas de desenvolvimento da economia solidária e atendimento aos seus trabalhadores e trabalhadoras.