domingo, 26 de outubro de 2014

ATX-BA - DIVULGANDO: Critérios para tratar, ou não tratar, com Harvoni® (sofosbuvir/ledipasvir).

Critérios para tratar, ou não tratar, com Harvoni® (sofosbuvir/ledipasvir)

27/10/2014 

O plano de saúde privado dos Estados Unidos "Anthem" publicou normas para oferecer o tratamento da hepatite C a seus associados utilizando o Harvoni® (sofosbuvir/ledipasvir), medicamento recentemente aprovado no país, livre de interferon, totalmente oral e que utiliza somente uma pílula ao dia. 

ELES OFERECEM O TRATAMENTO DO GENÓTIPO 1 DA HEPATITE C A INFECTADOS COM MAIS DE 18 ANOS DE IDADE COM A SEGUINTE DURAÇÃO DO TRATAMENTO: 

- Genótipo 1, pacientes nunca antes tratados com qualquer interferon, com carga viral inferior a 6 milhões e sem cirrose, tratamento com duração de 8 semanas. 

- Genótipo 1, pacientes nunca antes tratados com qualquer interferon, com carga viral superior a 6 milhões e sem cirrose, tratamento com duração de 12 semanas. 

- Genótipo 1, pacientes nunca antes tratados com qualquer interferon, com cirrose, com qualquer carga viral, tratamento com duração de 12 semanas. 

- Genótipo 1, pacientes que não obtiveram sucesso a um tratamento realizado com interferon peguilado e ribavirina, ou também utilizando boceprevir ou telaprevir, sem cirrose, com qualquer carga viral, tratamento com duração de 12 semanas. 

- Genótipo 1, pacientes que não obtiveram sucesso a um tratamento realizado com interferon peguilado e ribavirina, ou também utilizando boceprevir ou telaprevir, com cirrose, com qualquer carga viral, tratamento com duração de 24 semanas. 

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO TRATAMENTO: 

- Fibrose pela escala Metavir F3 ou superior. 

- Transplantados de fígado. 

- Infectados com crioglobulinemia ou manifestações da hepatite C em outros órgãos, por exemplo, com vasculite. 

- Infectados com doença glomerular [proteinúria (maior do que 300 mg / dia), síndrome nefrótica, ou glomerulonefrite membranoproliferativa] 

- Que não esteja abusando ativamente drogas ilícitas e / ou álcool. 

ESTÃO EXCLUÍDOS DO TRATAMENTO COM Harvoni®: 

- Pacientes com cirrose descompensada. 

- Infectados com insuficiência renal grave (depuração da creatinina inferior a 30 mL / min). 

- Infectados que realizam dialises. 

- Infectados que estejam utilizando outro inibidor NS5B, como o sofosbuvir ou qualquer outro similar. 

- Infectados que não tenham conseguido sucesso se realizaram tratamento com sofosbuvir. 

- Infectados que não tenham conseguido sucesso se realizaram tratamento com ledipasvir. 

- Infectados com outros genótipos que não o genótipo 1. 

Consideram finalmente que de acordo com as recomendações de consenso das sociedades médicas AASLD/IDSA-2014, nos infectados com fibrose pela escala Metavir entre F0 e F2 pode ser aconselhável adiar o tratamento diante da iminente chegada de novos medicamentos. 

MEU COMENTÁRIO: 

Estou colocando as diretrizes de um plano de saúde dos Estados Unidos referentes quem de seus associados deve receber o tratamento da hepatite C com o Harvoni® (sofosbuvir/ledipasvir), ou seja, é uma espécie de "Protocolo", não necessariamente um consenso médico ou guia de tratamento de uma sociedade médica. 

A integra do documento é encontrada na página Web do plano de saúde em http://www.anthem.com/provider/noapplication/f0/s0/t0/pw_e225443.pdf?na 


Carlos Varaldo