quinta-feira, 16 de junho de 2011

O REGIONAL

Últimas Notícias
quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hemonúcleo de Catanduva precisa de doadores de sangue


O Ministério da Saúde lançou, nesta semana, uma campanha com o objetivo de aumentar o número de doadores de sangue no Brasil.

A campanha “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue” tem como meta atingir quatro milhões de voluntários até o próximo ano.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, esse número representa 2,1% da população. “Atualmente a população envolvida com doação de sangue é de 1,9%”.

O Hemonúcleo de Catanduva também está necessitando de doadores assíduos, que realizem a doação de sangue frequentemente.

Segundo a assistente responsável pela captação de sangue, Francisca Caparroz Vizentini, centenas de pessoas estão cadastradas no Hemonúcleo de Catanduva, mas muitas delas realizaram a doação somente uma vez e não voltaram mais. “Precisamos de doadores para realizarem as doações sempre que necessário”

Ela conta que nos últimos dias as doações estão em um ritmo muito lento. “Há dias que registramos queda de 60% e isso é muito preocupante”.
 
Francisca afirma a importância das empresas mobilizarem os funcionários para a doação e agendarem a doação.
 
“Estamos ligando todos os dias para convocar os doadores. Nos últimos dois dias enviamos mais de 300 cartas pedindo a presença das pessoas no hemonúcleo”.
 
AMPLIAÇÃO
 
O Ministério da Saúde também anunciou a publicação de uma Portaria com novos critérios para a doação de sangue no Brasil e a possível ampliação da faixa etária para doação.
 
A faixa de ampliação atinge jovens entre 16 e 17 anos de idade, com autorização dos pais ou responsáveis e também para idosos com até 68 anos. “A norma anterior autorizava a doação entre 18 e 65 anos de idade”.
 
Francisca afirma que vê o interesse de filhos de doadores a realizarem a mesma ação que os pais. “Acredito que essa medida irá aumentar ainda mais o número dos idosos voluntários, pois muitos chegam aos 65 anos e desejam doar por mais tempo”.
 
NÚMEROS
 
Para manter os estoques de sangue regulares, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que é preciso de 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente.
 
Um dos fatores que fazem os hemocentros precisarem cada vez mais das doações é o aumento de 65,3% no número de transplantes realizados no país nos últimos sete anos, os quais precisam de transfusão.
 
Menores de 16 anos Portaria do Ministério da Saúde divulgada anteontem autorizou que jovens entre 16 e 17 anos possam doar sangue, desde que tenham uma autorização dos pais. Pelas regras anteriores, a doação só era possível para maiores de 18 anos.
 
A nova regra foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), que participou anteontem -Dia Mundial do Doador de Sangue- do lançamento da Campanha de Incentivo à Doação de 2011.
 
De acordo com a portaria 1.353, "a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria".
 
Atualmente, a orientação sexual faz parte do questionário aplicado por diversos centros de doação para a triagem dos doadores.

http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=256458