domingo, 6 de março de 2016

ATX-BA - DEPUTADA TIA ERON FAZ PRONUNCIAMENTO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS SOBRE O DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Com redação final
Sessão: 297.1.55.O
Hora: 18h56
Fase: OD

Data: 06/10/2015

A SRA. TIA ERON (Bloco/PRB-BA. Pronunciamento encaminhado pela oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, telespectadores da TV Câmara e ouvintes da Rádio Câmara que muito nos honram com sua audiência no Estado da Bahia: em Salvador, o fim de semana foi de alegria para muita gente que tirou o dia para caminhar no Dique do Tororó. Isso porque o local foi escolhido, no domingo, para comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Na caminhada, houve reflexão sobre a importância do gesto de doar e de salvar vidas. O dia foi de conscientização e de incentivo à doação de órgãos.
Sobre a doação de órgãos e tecidos, o Brasil se destaca no contexto mundial por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde — SUS. Mas vale destacar que é grande o número de pessoas que esperam mais de 2 anos para conseguir fazer o transplante. Essa demora na realização do procedimento se dá porque o brasileiro ainda não criou a cultura da doação.
Doador potencial é o paciente que foi notificado com morte cerebral, e para que se torne doador efetivo, os órgãos passam por um processo de triagem para analisar a aptidão da doação. A legislação brasileira prevê que a família tem o poder de decidir se vai querer ou não doar os órgãos. Mas essa família precisa ser esclarecida sobre tal, e é aí que o Ministério da Saúde registra pequeno número de doadores. 
Em Salvador, a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia — ATX-BA desenvolve várias atividades para oferecer qualidade de vida aos associados transplantados de medula óssea, córnea, coração, fígado, rim e pâncreas. 
A Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) é uma entidade sem fins lucrativos, que oferece assistência social, noções de higiene, orientação jurídica, orientação psicológica e hábitos saudáveis para que os pacientes sejam reintegrados socialmente após a cirurgia. A entidade também doa medicamentos não fornecidos pelos órgãos públicos aos transplantados carentes.
Eu apoio essa causa! É preciso que as pessoas tenham na mente o espírito de doação e que a prática deve tomar contar de todas as famílias. Quando uma família resolve doar os órgãos, ela está abrindo nova perspectiva de vida para outras pessoas. Nós destacamos o trabalho realizado pela ATX-BA, que é atuante e ajuda a salvar vidas.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigada.

Fonte:http://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/TextoHTML.asp?etapa=3&nuSessao=297.1.55.O&nuQuarto=151&nuOrador=1&nuInsercao=3&dtHorarioQuarto=18:56&sgFaseSessao=OD%20%20%20%20%20%20%20%20&Data=06/10/2015&txApelido=TIA%20ERON&txEtapa=Com%20reda%C3%A7%C3%A3o%20final#


ATX-BA - HEPATITE C - Tabela para tratamento.