terça-feira, 13 de novembro de 2012

ATX-BA participa da Campanha " ASSINE+SAÚDE"



Centenas de pessoas participaram do lançamento da Campanha “Assine+Saúde”, realizada no início da manhã, desta terça-feira (13), na sala Eliel Martins, na Assembléia Legislativa da Bahia. O ponta pé

inicial foi dado pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa Legislativa, José de Arimatéia (PRB), que garantiu fortalecer e intensificar os trabalhos inserindo postos de coleta de assinaturas em órgãos públicos, entidades representativas de várias categorias e sociedade civil organizada.                        

O movimento, estreado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, mobiliza toda a sociedade na coleta de assinaturas, com a finalidade de reunir 1,5 milhões de assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para serem apresentadas ao Congresso Nacional e viabilizar um Projeto de Lei de iniciativa popular, que motive a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na Saúde Pública, para maiores investimentos e melhorias dos serviços no setor.
Na oportunidade, o deputado Arimatéia afirmou ainda que a regulamentação da Emenda Constitucional 29, sozinha não garante uma saúde pública apropriada de investimentos da União no setor, assim como a fiscalização e punição para Estados e Municípios que costumam descumprir aplicação na área.
“Conto com o apoio de todos vocês para uma mobilização suprapartidária, que visa uma saúde pública digna para todo o povo brasileiro. Como parlamentar, vou estar em repartições públicas, além de diversos hospitais, shoppings, faculdades, com a única missão do maior acolhimento de assinaturas. A expectativa é que na Bahia sejam adquiridas 300 mil assinaturas”, destacou o presidente do colegiado.
Estiveram presentes a vice-presidente da Comissão de Saúde, Graça Pimenta; o diretor da Casa dos Aposentados e representante do presidente da Ordem dos Advogados da Bahia, Marcos Barroso; coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Moura; o diretor Geral da Fundação Paulo Jackson e da TV Assembléia, Acurcio Vaz; representante do secretário Jorge Solla, Washinton Couto, além de pacientes e membros da sociedade civil organizada,como a presidente da Associação dos Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA), Márcia Chaves, e o GruparkinsonBahia de Salvador.