10/08/2012 às 19:40:21 - Atualizado em 10/08/2012 às 20:06:48
Associação pró-transplantes vai mudar anúncio de "recall"
 
     
    
    
   
Um anúncio com o título "Recall de córneas", publicado nesta 
quarta-feira pela ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos),
 causou confusão entre médicos e leitores.
O texto dizia que os "proprietários de córneas nascidos entre 1988 e 
2010" deveriam se apresentar a um centro de transplante porque poderiam 
estar com ceratocone, um problema degenerativo que prejudica a visão.
Abaixo, em uma tarja vermelha, o objetivo real da campanha se revela: "Não é tão simples substituir um órgão doente. Seja doador. Avise sua família".
De acordo
 com o presidente da ABTO, José Medina Pestana, o layout do anúncio será
 mudado para que as letras no fundo vermelho, que avisam sobre a 
importância da doação, sejam mais visíveis, evitando o estranhamento.
"A maioria das pessoas considerou [a campanha] positiva e algumas não
 entenderam, acharam confusa, mas já esperávamos isso. Até a dificuldade
 inicial ajuda a entender o conceito. Não é uma coisa que você olha e 
passa por cima. Teve muita repercussão."
Pestana afirma que a campanha, concebida pela agência Leo Burnett, vai continuar após as adaptações.
 http://www.parana-online.com.br/editoria/pais/news/622208/?noticia=ASSOCIACAO+PRO+TRANSPLANTES+VAI+MUDAR+ANUNCIO+DE+RECALL
sexta-feira, 10 de agosto de 2012 10:37 
DÁRIO DO GRANDE ABC 
Anúncio de incentivo à doação de córnea gera polêmica
A
 Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) promete alterar 
uma campanha publicitária de incentivo à doação que simula um "recall" 
de córneas de pessoas nascidas entre 1988 e 2010. Publicado ontem em 
jornal de grande circulação nacional, o anúncio é alvo de críticas do 
Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 
Produzido pela agência
 Leo Burnett Tailor Made, a peça publicitária traz o título "Comunicado 
Urgente de Recall aos proprietários de córneas" e simula a convocação 
para a substituição do órgão, sob alegação de que correria o risco de 
desenvolver uma doença chamada ceratocone - enfermidade grave e real 
que, como explica o texto, pode até levar à cegueira.
"Constatada a necessidade
 de substituição da córnea, os serviços serão realizados em, 
aproximadamente, 7 dias úteis", diz a peça. Apenas na parte de baixo, em
 letras pequenas, a brincadeira fica mais clara, com a mensagem: "Não é 
tão simples assim substituir um órgão doente."
Mesmo
 sem uma reclamação formal da entidade de oftalmologia, a ABTO admite 
fazer alterações na peça. "Realmente constatamos que os elementos podem 
confundir um pouco leitor. Fizemos uma analogia com a indústria 
automobilística para incentivar a doação de órgãos", explicou o 
presidente da ABTO, José Osmar Medina Pestana. "A intenção era mostrar 
que substituir um órgão não é o mesmo que trocar peças de um carro."
O
 dirigente garante, no entanto, que a entidade não recebeu nenhuma 
reclamação por parte dos leitores. Para Paulo Augusto de Arruda Melo, 
membro do CBO e da câmara técnica de doação de órgãos do Ministério da 
Saúde, o efeito pode ser contrário ao desejado. "Esse anúncio mais 
afasta que traz doadores. Traz uma imagem negativa e dá a impressão de 
que o transplante pode dar errado", afirma o oftalmologista.
Segundo
 ele, a brincadeira não fica óbvia para o público em geral. "Claro que 
nunca se viu recall na área de saúde e muito menos é utilizado o termo 
?proprietário? para um paciente. Mas, mesmo assim, é uma forma estranha 
de anúncio, porque confunde elementos reais", diz Arruda Melo. "Imagine o
 susto em pessoas nesta faixa etária que tenham passado por transplante 
de córnea, por exemplo."
Redes sociais
No
 início do mês, declarar-se como doador de órgãos passou a ser uma opção
 para os usuários de redes sociais. Em parceria com o Facebook, o 
Ministério da Saúde criou um serviço que permite que os usuários do site de relacionamentos manifestem o desejo de ser doador e convidem seus contatos a fazerem o mesmo.
A
 informação pode ser adicionada à linha do tempo e agregada ao perfil de
 cada usuário. Ao contrário dos EUA, onde a manifestação ampliou o 
número de doadores, a declaração não tem valor legal no Brasil, pois a 
doação no País só é permitida com o aval dos parentes da pessoa 
falecida. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
 http://www.dgabc.com.br/News/5973967/anuncio-de-incentivo-a-doacao-de-cornea-gera-polemica.aspx

 
