domingo, 20 de setembro de 2009

O POVOonline

Ceará participa de campanha nacional de doação de órgãos
A campanha terá doação de sangue e medula óssea na Praça do Ferreira, na sexta-feira, 25. E a "Caminhada pela vida", na Avenida Beira-Mar, no domingo, 27, às 8 horas
19 Set 2009 - 10h25min
De 21 a 27 de setembro acontece em todo o País a XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos. E a campanha será lançada no Ceará nesta segunda-feira, 21, às 17 horas, no auditório do Palácio Iracema. Dentro da programação será realizada em Fortaleza, é o “I curso de capacitação em retirada de múltiplos órgãos” que pretente preparar cirurgiões ainda não envolvidos com a captação de órgãos. As cirurgias experimentais serão feitas em animais. Outros destaques da semana são a campanha de informações a população sobre a Doação de Órgãos e Tecidos com mobilizações nos Terminais de Ônibus de Papicu, Antônio Bezerra e no Papicu atravé da distribuição de folders nos terminais de Ônibus, das 7h às 13h. Doação de sangue e medula óssea na Praça do Ferreira, na sexta-feira, 25, das 7h às 12h.
E a “Caminhada pela vida”, na Avenida Beira-Mar, do antigo hotel Esplanada até a Praça dos Estressados, no domingo, 27, às 8 horas. Ainda dentro da programação local, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), realiza no dia 24 de setembro uma programação que contará com a palestra “Manutenção do Potencial Doador”, e uma mesa redonda com o tema “Responsabilidade Social dos Profissionais no Processo de Doação e Transplante”.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). , o Ceará é o Estado que teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Nos dois últimos anos o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o salto foi maior: 739 transplantes. Esses números e as inovações motivam o lançamento da nova campanha nacional de doação no Ceará. Hoje existem na fila de espera 1.128 pessoas 657 esperam por córneas, dez por um coração, 157 por um fígado, 275 por um rim e 29 por uma medula óssea.