quarta-feira, 2 de março de 2011

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

4 de janeiro de 2011

BAHIA REGISTRA AVANÇOS NA ÁREA DE TRANSPLANTES

Os investimentos feitos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na área de transplantes durante o ano passado tiveram um impacto positivo, inclusive em municípios do interior, onde foram registradas as primeiras notificações de morte encefálica e as primeiras doações e captações de órgãos. Em Salvador, o Hospital do Subúrbio contabilizou a primeira captação de órgãos com apenas uma semana de funcionamento, e o Hospital da Criança, em Feira de Santana, realizou sua primeira captação com pouco mais de um mês de inaugurado.

Em todo o estado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) registrou, em 2010, um total de 57 doações de múltiplos órgãos, representando um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior (2009), quando foram registradas 53 doações. Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, o número de doações ainda é muito baixo no estado em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar - cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.

Ampliação do número de leitos de UTI; promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde; desenvolvimento de ações educativas para difundir informações sobre o processo de doação junto à população em geral; estabelecimento de parcerias entre o Sistema Estadual de Transplantes e empresas de ônibus intermunicipais, possibilitando o transporte gratuito de material biológico, e o apoio constante da Casa Civil, disponibilizando transporte aéreo para equipes envolvidas na captação de órgãos foram alguns dos investimentos feitos pela Sesab durante o ano passado, com o objetivo de ampliar o número de transplantes na Bahia.

CAPACITAÇÕES E DIVULGAÇÃO

Um número significativo de profissionais de saúde que atua no Sistema Estadual de Transplantes e em unidades hospitalares públicas e privadas foi contemplado com cursos de capacitação durante o ano passado. O coordenador do Sistema Estadual de Transplante destaca a participação de 10 profissionais em treinamentos realizados nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, e a realização, em Salvador, do Curso de Comunicação de Más Notícias. O curso foi viabilizado através de parceria entre a Sesab e o Instituto Nacional de Ablacion e Implante (INCUCAI), instituição argentina que é referência na América Latina para a área de formação de profissionais de saúde em comunicação de más notícias - estratégias utilizadas para o acolhimento e comunicação humanizada de familiares de pacientes com doenças terminais, morte encefálica e outras situações que envolvem prognósticos não favoráveis. O treinamento, que pela primeira vez foi realizado no Norte/Nordeste do país, beneficiou 40 profissionais de saúde de diversos hospitais das redes públicas e privadas, além de profissionais que deverão atuar como multiplicadores.

Foram também promovidos cursos de capacitação em captação de córneas, em extração e perfusão de órgãos, em morte encefálica e de atualização em transplante de órgãos, este último em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), beneficiando 32 médicos intensivistas, coordenadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e privados de Salvador e municípios do interior.

O médico Eraldo Moura ressalta ainda a realização, no ano passado, do Curso Teórico Prático de Doppler Transcraniano, com o objetivo de capacitar médicos para a utilização do equipamento. O curso foi ministrado pela médica argentina Sílvia Curcurullo, referência na América Latina para a capacitação de profissionais, além de dois cursos para a capacitação de coordenadores de CIHDOTTs - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, e um curso de Simulação Realística em Diagnóstico e Manutenção.

No que se refere às ações voltadas para a população em geral, o psicólogo Fabrício Góes, técnico do Sistema Estadual de Transplantes, menciona a participação da Sesab em eventos como a Ação Global, na CajaArte, iniciativa de lideranças comunitárias de Cajazeiras, do evento Senai Casa Aberta e de várias iniciativas do Sesc, sempre com a finalidade de divulgar informações sobre morte encefálica, doação e transplante de órgãos.

A Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI) foi também um espaço importante para chamar a atenção para a doação de órgãos. Uma parceria firmada há cerca de seis meses entre a Sesab e EEPI levou aos alunos da escola informações sobre doação e transplante de órgãos. Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, a parceria faz parte do projeto Educatransplante, que busca levar para estudantes informações sobre o assunto, além de como se prevenir de doenças que podem levar à necessidade de um transplante. "O aluno aprende sobre o tema e também leva a informação para seus familiares e amigos", comentou Eraldo Moura.

"AMIGO DO TRANSPLANTE"

Em 2010, mais uma vez a Sesab fez a entrega do Troféu "Amigo do Transplante", integrando a programação da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorada na última semana do mês de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde.

Em sua terceira edição, o troféu, que é uma homenagem a profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos, foi entregue às empresas de ônibus Viação Águia Branca, Camurugipe, São Luis e Santana; aos médicos Jorge Bastos, Patrícia Marback, Carlos Marcílio e Margarida Dutra; ao diretor do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, César Martins, e ao coronel Expedito Barbosa dos Santos, chefe da Casa Militar do Governo do Estado.

Em 2011, conforme Eraldo Moura, a Sesab deve continuar investindo em campanhas educativas, com o objetivo de conscientizar a população para a importância da doação de órgãos. "Vamos também continuar avançando no projeto de interiorização do programa de transplantes, que já vem rendendo bons frutos, a exemplo das primeiras notificações de morte encefálica em Irecê, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e das primeiras captações de órgãos em Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Jequié", ressalta o médico.

A implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) em unidades hospitalares de municípios do interior baiano é outro projeto do Sistema Estadual de Transplante que se encontra em andamento e poderá resultar na ampliação do número de captação de órgãos. As OPOs são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de morte encefálica nas unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais de determinada área de abrangência.

FILA DE ESPERA

Existem atualmente, na Bahia, 3.740 pessoas em fila de espera para transplante, sendo 2.621 de rim, 995 de córnea e 124 e fígado. Para Eraldo Moura, a falta de informações adequadas sobre o processo de doação e transplante de órgãos ainda é um dos principais obstáculos para a ampliação do número de transplantes e a consequente redução da fila de espera pelo procedimento. "A Bahia registra um grande índice de negativa familiar, mas é importante lembrar que uma doação pode salvar inúmeras vidas e que qualquer pessoa pode precisar de um transplante e, consequentemente de uma doação", finaliza o médico.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplante/balanço