terça-feira, 22 de julho de 2014

ATX-BA: história de pescador

Quem diria que uma Associação de Pacientes Transplantados teria que entender de pesca. Para ajudar aos seus associados pescadores e marisqueiras que necessitavam de barcos e insumos para pesca a ATX-BA solicitou uma ajuda da Vereadora Eron.

A mariscagem feita por estas mulheres é uma prática que consiste no processo de catar pequenas conchas nas areias das praias, das quais são retirados os mariscos, conhecidos no local como chumbinho ou sarnabitinga. Esta atividade envolve relações de trabalho em grupo, que perpetua uma tradição marcada por aspectos próprios, referenciando a luta pela sobrevivência das marisqueiras e suas famílias. É no espaço das areias das praias, embebidas pelas lamas dos manguezais e nos pontos de vendas dos mariscos que elas se lançam vivificando uma tradição que lhes foi passada por gerações de outrora. 
A necessidade dos barcos partia de uma realidade: levar as marisqueiras e pescadores para outros locais onde havia melhores condições para pesca e mariscagem.

Este pessoal conseguiu sobreviver graças a intervenção da Vereadora Eron que solicitou a Governador Paulo Souto a doação dos barcos.