quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Notícias ATX-BA


O projeto da ATX-BA "EDUCAR PARA DOAR" , visa criar uma cultura sobre doação de órgãos e tecidos. Fazendo parte do projeto várias atividades serão desenvolvidas pela a ATX-BA.

Durante o mês de setembro de 2010 estaremos publicando informações sobre doação de órgãos e tecidos, transplantes, notícias e depoimentos sobre o tema.

Neste mês, no dia 27 é comemorado em todo país o "DIA NACIONAL do DOADOR de ÓRGÃOS" .

Participem: queremos saber sua opinião, tire suas dúvidas ou dê seu depoimento.

O transplante de órgãos e tecidos é um ato médico social, portanto, é necessário a participação de toda sociedade para que se realize.

Você não faz parte do problema. Mas pode fazer parte da solução.

Transplante de Órgãos :
Perguntas e Respostas

O que é transplante?
É um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

Quem pode e quem não pode ser doador?
A doação pressupõe critérios mínimos de seleção. A idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e o tipo sangüíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível.

Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para portadores de HIV/aids e pessoas com doenças infecciosas ativas. Em geral, fumantes não são doadores de pulmão.

• Por que existem poucos doadores? Temos medo de doar?
É uma das razões, porque temos medo da morte e não queremos nos preocupar com este tema em vida.

É muito mais cômodo não pensarmos sobre isso, seja porque "não acontece comigo ou com a minha família" ou "isso só acontece com os outros e eles que decidam".

Quando podemos doar?
A doação de órgãos como rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida. Em geral, nos tornamos doadores em situação de morte encefálica e quando a nossa família autoriza a retirada dos órgãos.

• Quero ser doador. O que devo fazer?
Todos nós somos doadores, desde que a nossa família autorize. Portanto, a atitude mais importante é comunicar para a sua família o seu desejo de ser doador.

• Quantas partes do corpo podem ser aproveitadas para transplante?
O mais freqüente: 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado e pâncreas, 2 córneas, 3 válvulas cardíacas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fascia lata, veia safena, pele.

Mais recentemente foram realizados transplantes de uma mão completa. Um único doador tem a chance de salvar, ou melhorar a qualidade de vida, de pelo menos 25 pessoas.

• Podemos escolher o receptor?
Nem o doador, nem a família podem escolher o receptor. Este será sempre indicado pela Central de Transplantes. A não ser no caso de doação em vida.

Fonte: Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos