quarta-feira, 15 de maio de 2013

ATX-BA - Primeira ONG das Comunidades Indígenas nas hepatites

Formada a primeira ONG das Comunidades Indígenas nas hepatites


No dia 6 de maio, em Manaus, foi assinado o protocolo para formação da ONG "Yura-NÁ - Liga amazonense de apoio ao portador de hepatite e controle social", uma ONG com o objetivo de garantir e incentivar o controle social das ações de saúde dos povos indígenas do Amazonas.

YURA-NÁ significa na língua indígena Marubo "pertence aos índios". A ONG será constituída, a priori, somente por índios de diferentes etnias, mas o objetivo é o de fortalecimento do controle social na atenção de saúde e a qualidade do sistema para toda a sociedade, independente de pertencerem a alguma etnia indígena ou não.
A luta da YURA-NÁ estará centrada no combate a epidemia de hepatites que está dizimando os índios da região do Vale do Javari, por tal motivo a YURA-NÁ está sendo apadrinhada pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite C, pela ONG C Tem Que Saber C Tem que Curar e, pela ABPH - ABPH - Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, três das ONGs mais atuantes do Brasil na luta por ações nas hepatites. A YURA-NÁ passa a ser a mais nova integrante da "AIGA - Aliança Brasileira pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites", passando a fazer parte do seleto grupo de associações que realmente fazem, com independência, a diferença nas hepatites.

As primeiras ações estão previstas para o mês de julho com apoio de prefeituras e universidades, em Tabatinga, região da Amazonas que faz fronteira com Colômbia e Peru.
A coordenação da "Yura-NÁ" será da liderança indígena Eliésio Marubo.
O registro da cerimonia de assinatura pode ser visto em
http://www.aigabrasil.org/yura-na-06-05-2013-manaus.jpg