domingo, 27 de julho de 2014

ATX-BA: Comentários na Hepatologia do Milênio 2014 - Novos medicamentos

Comentários na Hepatologia do Milênio 2014 - Novos medicamentos


26/07/2014 

Emocionante é o mínimo que podemos falar sobre o que esta acontecendo com os novos medicamentos. Durante o congresso Hepatologia do Milênio em Salvador (BA) as surpresas aconteciam uma após outras, todas surpresas boas no relativo a guerra entre as empresas para chegar em primeiro ao Brasil. 

Como coloquei no artigo sobre a similaridade dos novos medicamentos com a Copa do Mundo, o campeonato para saber quem será o vencedor ainda não acabou, estamos simplesmente chegando as oitavas ou quartas de final. Nos próximos dois ou três meses as equipes (empresas) melhor colocadas estarão entrando em campo para as partidas finais. 

A semana começou com noticias do Congresso da AIDS na Austrália quando o Diretor do Departamento DST-AIDS-Hepatites, Dr. Fabio Mesquita na sua apresentação anunciou que as negociações no Brasil estavam adiantadas e confiante de se chegar a um bom ermo no relativo ao preço dos medicamentos para o SUS. 

Durante o Hepatologia do Milênio cada empresa mostrou seus produtos e em "off`" se comentava quais seriam as estratégias os próximos passos, os quais por se tratar de estratégias comerciais não os posso publicar para evitar ser desmentido ou processado. 

Mas posso adiantar que mais rápido daquilo imaginado os novos medicamentos estarão disponíveis no Brasil, inclusive no sistema publico e para um numero enorme de infectados. 

Eu pessoalmente neste momento não entraria na Justiça para receber os medicamentos por Liminar correndo o risco do plano de saúde ou o governo recorrer em segunda instancia, perder e então ter que reembolsar o valor que foi gasto na importação. Se faltassem 10 meses para ter os medicamentos recorreria a Justiça, mas tenho certeza que antes disso teremos os tratamentos disponíveis no Brasil. 


Carlos Varaldo
- See more at: http://hepato.com/EASL-2014/015_salvador_port.php#sthash.bzd98iIt.dpuf