domingo, 6 de novembro de 2016

ATX-BA - VOCÊ PODE FAZER MAIS...

                   

VOCÊ PODE FAZER MAIS!!!

Hoje no Brasil são mais de 40.000 pessoas que esperam por um transplante de rim, fígado, pâncreas, coração, medula óssea, pulmão e córnea e na Bahia são 4.000 que ficam na fila, às vezes por mais de 20 anos, no caso de precisar de um transplante de rim e outras que precisam de outros órgãos e cerca de 50% falecem na fila à espera de um transplante.

O mais triste é saber que a maioria dessas pessoas são carentes, sem acesso à informação, aos tratamentos preventivos e curativos, aos medicamentos e alimentação básica para sobreviver.

Mas na Bahia existe a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA) que atende por ano mais de 7.000 pessoas no programa de apoio ao transplantado e sua família e na orientação no pré-transplante e pós transplante.

Assim temos desenvolvido um programa de trabalho representado pela doação de alimentos, doação de medicamentos, cursos profissionalizantes em parceria com o SENAC, grupo de artesanato, apoio psicológico e jurídico, encaminhamento e orientação do paciente para realização de transplante aqui e em outro Estado quando necessário, orientação dos direitos do transplantado junto a Previdência Social (auxílio doença, aposentadoria, amparo assistencial, tratamento fora de domicílio), campanhas educativas sobre doação de órgãos/tecidos, transplantes e prevenção das hepatites, na mídia escrita e falada, através de outdoor, palestras em escolas, empresas, universidades, igrejas, hospitais, dentre outras, inclusão no mercado de trabalho dos transplantados e seus familiares através do  artesanato mineral, grupo de apoio ao pré transplante. Na falta de fornecimento pelo Estado dos imunossupressores (medicamentos que impedem a rejeição do órgão transplantado), a ATX-BA interfere para que não haja interrupção, seja comunicando aos responsáveis ou registrando o fato por diversas vezes na imprensa falada, escrita e Ministério Público Estadual e Federal.

Temos contado com a colaboração dos sócios contribuintes para poder levar esta luta adiante, dando continuidade aos nossos projetos e atividades e manutenção da entidade. Focamos a assistência aos transplantados mais carentes excluídos do mercado de trabalho e que sequer conseguem uma alimentação básica.

A ATX-BA tem cerca 600 pacientes transplantados associados (coração, fígado, rim, pâncreas, córneas, medula óssea), e luta pelos direitos dos 7.000 transplantados do Estado da Bahia.


COMO FAZER MAIS???

O paciente associado ou não que queira ajudar a ATX-BA em seus projetos e atividades pode por exemplo:

- Juntar NF (qualquer valor). Depois contar – Programa Sua Nota é Um Show de Solidariedade;
- Ir pelos menos uma manhã durante o mês para ajudar nas atividades do dia;
- Participar das Campanhas de Doação de Órgãos, dando seu depoimento até chegar ao transplante;
- Participa das Campanhas sobre hepatite B e C;
- Organizar os arquivos;
- Participar do Projeto “Arte pela Vida”;
- Ajudar no Projeto “Educar para Doar”;
- Ajudar na distribuição, arrumação e arrecadação de alimentos, cestas básicas e pães doados pela Perini, outras empresas e pessoas físicas;
- Promover atividades para arrecadar fundos para entidade;
E muito mais...................

Você também pode indicar um amigo, uma empresa ou alguém de seu relacionamento para se juntar a nossa luta, sendo mais um sócio contribuinte da ATX-BA.

     Você não faz parte do problema. Mas pode fazer parte da solução.
                                        
SÓ BASTA PENSAR MAIS UM POUQUINHO E ENTRAR DE CABEÇA PARA SALVAR VIDAS.

                                        VISTA ESTA CAMISA. SALVE VIDAS