quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ATX-BA - Colaborando com a campanha do torcedor CAIO

 ATX-BA colaborando:

Ao lermos a matéria abaixo no site SPORT TV estamos colaborando para esclarecer alguns pontos que constam na legilação do Sistema Nacional de Transplantes.
 
De acordo com a la Portaria  N. 2.600 de 21 de outubro de 2009 que aproa o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, na  Seção I temos:
Art. 56. Para efeito de pontuação considera-se: 
I - tempo de espera:
a) ponto até o primeiro ano de espera;
b) 1 ponto para o primeiro ano completo de espera;
c) 0,5 ponto para cada ano subsequente de espera até 5 pontos.
II - hipersensibilização: serão atribuídos 4 (quatro) pontos adicionais a potenciais receptores com avaliação da reatividade contra painel igual ou superior a 80% e 2 (dois)
pontos adicionais a potenciais receptores com avaliação da reatividade contra painel entre 50% e 79%;
III - idade: serão atribuídos às crianças e adolescentes: 4 (quatro) pontos para potenciais receptores com idade inferior a 18 (dezoito) anos;
IV - diabetes (tipo I ou tipo II) : serão atribuídos 3 (três) pontos;e
V - nefrectomia por doação de rim para transplante intervivos: serão atribuídos 10 (dez) pontos.

Art. 61. Para fins de realização de transplante de rim preemptivo, ou seja, transplante realizado antes que o paciente inicie tratamento substitutivo de função renal, com
doador falecido, serão aceitas inscrições de potenciais receptores que preencham os seguintes critérios:
I - idade menor que ou igual a 18 anos;e
II - depuração da creatinina menor que ou igual a 15 mL/min/m2.
§ 1º As CNCDO, cujas taxas de doação encontrarem-se em nível igual ou superior à media nacional, poderão, a critério da Câmara Técnica Estadual ou Distrital, estende
seus critérios para inclusão de potenciais receptores em lista para transplante preemptivo, ampliando a idade do potencial receptor.
§ 2º A restrição de idade não se aplica a diabéticos em tratamento conservador nem a potenciais receptores de transplantes com doador vivo, desde que atendam às demais condições. 

A doação de um rim pode ser feita também por um doador vivo. Não sabemos se existe esta possibilidade na familia e se a equipe médica já considerou esta possibilidade.

Art. 50. É permitida a doação de um rim de doador vivo juridicamente capaz, atendidos os preceitos legais quanto à doação intervivos, que tenha sido submetido à rigorosa investigação clínica, laboratorial e de imagem, e esteja em condições satisfatórias de saúde, possibilitando que a doação seja realizada dentro de um limite de risco aceitável.  
 
§ 1º Sempre que as doações previstas no caput envolverem doadores não aparentados deverão ser submetidas, previamente à autorização judicial, à aprovação da Comissão de Ética do estabelecimento de saúde transplantador e da CNCDO, assim como comunicadas ao Ministério Público.
§ 2º Ao doador vivo de rim que eventualmente venha a necessitar de transplante deste órgão, regularmente inscrito em lista de espera para rim de doador falecido, será atribuída pontuação adicional no cômputo final para fins de alocação do órgão doado, de maneira a ser priorizado em relação aos demais candidatos, exceção feita a potenciais receptores que apresentem identidade completa no sistema HLA (acréscimo de 10 pontos).



25/10/2012 07h30 - Atualizado em 25/10/2012 08h54

Bahia faz apelo para salvar pequeno torcedor que precisa de transplante

Caio sofre de doença chamada vasculite, faz hemodiálise três vezes por semana e precisa urgente de um doador de rins. Clube abraça campanha

Por SporTV.com Feira de Santana, Bahia

Caio tem apenas 8 anos. Pelo tamanho, parece ter apenas três, mas tem se tornado um gigante na luta pela vida. O pequeno torcedor do Bahia escuta pouco, quase não fala e até sorrir tem sido uma tarefa difícil, sequelas de uma doença chamada vasculite. O clube do coração conseguiu arrancar sorrisos do menino ao presenteá-lo com uma camisa e quer muito mais. Quer ajudá-lo a conseguir um doador para que possa fazer um transplante de rins. O atacante Lulinha fez um apelo, na presença da criança, para que haja uma mobilização (Assista ao vídeo).
- Não só o pessoal aqui da Bahia, mas o pessoal do Brasil que puder ajudar... é um menino, é novo e está lutando pela vida - disse o jogador, ao convidar outras torcidas a se unirem na luta.
Caio, torcedor do Bahia, luta pela vida e precisa de transplante de rim (Foto: Reprodução SporTV)Bahia, do atacane Lulinha (direita), abraçou campanha de doação de órgãos e espera conseguir ajudar Caio, pequeno torcedor que sofre de uma doença chamada vasculite (Foto: Reprodução SporTV)
A doença que aflige o menino é uma inflamação em vasos sanguíneos que limita ou interrompe o fluxo de sangue. Ela atingiu os rins de Caio, provocando insuficiência renal aguda, o que obriga o pequeno torcedor a fazer um tratamento cansativo enquanto aguarda por um transplante - três vezes por semana, ele viaja 100km, de Jaíba, distrito onde mora em Feira de Santana, até Salvador, para fazer hemodiálise.
- É muito doloroso porque é uma criança, não tem chance de brincar, não tem como estudar - lamenta a mãe, Estelita Ribeiro, em entrevista ao "SporTV News".
Mas a família mantém a esperança de conseguir um doador para que ele possa viver como qualquer criança de sua idade. O Bahia abraçou uma campanha de doação de órgãos promovida pelas obras sociais Irmã Dulce e conta com apoio de torcedores, do Bahia ou de outros clubes.
- A vida dele depende praticamente disso (transplante) - afirmou Sérgio Presídio, coordenador do setor de nefrologia do Hospital Roberto Santos.
Caio, torcedor do Bahia, luta pela vida e precisa de transplante de rim (Foto: Reprodução SporTV)Caio, torcedor do Bahia, viaja para fazer hemodiálise
três vezes por semana (Foto: Reprodução SporTV)
Quando ganhou a camisa do time, Caio não escondeu a alegria e as palavras saíram com facilidade.
- Na hora, ele abriu um sorriso e gritou, Bahia, Bahia, Bahia! - relembra o pai, Valdivino. 
Caio está entre as prioridades na lista estadual de doação de órgãos na Bahia. Segundo a médica Roberta Sobral, além de ser criança, trata-se de um caso urgente.
- Ele não tem mais vasos para fazer hemodiálise, esta fazendo no último que resta.

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/10/bahia-faz-apelo-para-salvar-pequeno-torcedor-que-precisa-de-transplante.html

ATX-BA - A MULHERADA EM DEFESA DA MULHER




https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc6/188068_526545687375431_2112285023_n.jpg

Combater a violência doméstica contra as mulheres em Salvador tem sido a meta do Instituto A Mulherada nos últimos anos, sempre com o apoio institucional do Centro de Culturas Populares e Identitárias. Vencedoras do Edital Culturas Populares 2012- Categoria Gênero, instituído pela Secretaria de Cultura do Estado, com o projeto Tambores pelo fim da Violência- Tocar pode, bater não, A Mulherada vai poder brindar o público com música, dança e reflexão nos próximos dias 03, 13, 17 e 22, das 19 às 23h, na Pç Teresa Batista, no Pelourinho.

Segundo Mônica Kalile, presidente do Instituto, a Banda Afropop A Mulherada preparou um repertório especialmente escolhido para falar de amor e da defesa de uma vida sem violência e que terá a canja de convidados especiais. A programação também vai estar recheada, além de dança e música, também de vídeos educativos e de depoimentos, tudo para possibilitar uma reflexão e, sobretudo mostrar a necessidade de mudar a realidade crescente de violência doméstica e familiar, que chegou a atingir mais de 300 mil mulheres no Brasil em apenas um ano, segundo dados de 2008 , divulgados na 7ª Sessão Anual do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça.

O programa Tambores pelo fim da Violência- Tocar pode, bater não vem sendo executado há cinco anos, sempre durante o carnaval de Salvador, no Circuito Barra Ondina e agora, A Mulherada vai levar artistas, autoridades e o público em geral para o Centro Histórico, com objetivo de unir mais pessoas nesta campanha, envolvendo os diversos setores da sociedade que trabalham pelo fim da violência doméstica contra as mulheres. Nesses quatro dias também vão ser distribuídos gratuitamente cartilhas com informações de onde buscar apoio e denunciar e camisetas da campanha.