quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ATX-BA INFORMANDO - FILA ZERO E NOVOS TIPOS DE TRANSPLANTES

Transplantes 07/01/2014

45% das famílias vetam doação

Índice é considerado elevado, mas é o menor do Nordeste e figura entre os mais baixos do País. Especialistas atribuem cenário à falta de esclarecimento popular. Até o fim do ano, Governo pretende ampliar rede, ofertando dois novos tipos de transplante
   
 
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16398, 'email': 'brunobrito@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno de Castro'}
Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br
FÁBIO LIMA
Lisiane Paiva coordena a captação de órgãos no IJF, onde a taxa de recusa de familiares cujo paciente tenha morte encefálica diagnosticada chega a apenas 10%
 

É a repulsa da violação do corpo. É alguma convicção pessoal atrelada a questão religiosa. É a esperança de ainda haver vida ou chance, mesmo que mínima, de reversão do quadro. É a ignorância sobre o procedimento de captação dos órgãos e tecidos. De um tudo vira justificativa para as famílias de pacientes potenciais doadores não autorizarem a doação. E, assim, o índice de recusa dos parentes ao procedimento chega a 45% no Ceará.

O dado consta no Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), uma publicação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), e corresponde ao período entre janeiro e setembro do ano passado. “Muitas famílias, pela incompreensão da morte encefálica, acham que o paciente está vivo porque o coração ainda está batendo. Quando esclarecemos que a morte encefálica equivale à morte da pessoa, muitos entendem. Mas muitos ainda não. Se a gente diminuir essa taxa de recusa, vamos aumentar mais ainda os transplantes”, diz a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa. Em 2013, 1.361 transplantes foram realizados no Estado. Um crescimento de 686% desde 1998.

Apesar de considerada alta pelo próprio Governo do Estado, a estatística de 45% de veto à doação das famílias abordadas por profissionais nos hospitais cearenses é a menor do Nordeste. Da região, o Ceará é também o estado que mais realizou entrevistas com os parentes dos potenciais doadores (262).

O percentual local é menor que o índice nacional de recusa (de 47%). Mas bem acima do registrado em países como a Espanha, onde apenas 10% das famílias não autorizam a doação. “Os transplantes só ocorrerão se a sociedade disser sim. E a sociedade cearense é solidária. Se ela for esclarecida, ela é solidária”, acrescenta Eliana Barbosa.

O coordenador da equipe de transplantes de coração do Hospital de Messejana, João Davi de Souza Neto, acredita que o Ceará avançou muito nos últimos anos no tocante à sensibilização das famílias, seja com a realização de campanhas educativas ou com a melhor capacitação do corpo funcional do setor da saúde.

Ele defende maior constância nas campanhas. “A recusa é uma barreira que passa muito pela educação da população. E isso é uma coisa gradativa. Não vai mudar de um dia pro outro”. E pondera. “Sem a recusa familiar, o número de transplantes seria muito maior. Mas existe outro fator impeditivo: a manutenção dos órgãos. A partir do momento em que o doente tem morte encefálica, é preciso conservar. Depois da morte encefálica, as funções começam a deteriorar. Esse ano, perdemos vários corações. Ou porque os doadores já tinham problemas cardíacos ou porque começaram a ter problemas por não terem sido bem mantidos. Mas isso também é devido à superlotação das UTIs e emergências, que faz com que não se tenha a estrutura adequada para a manutenção”, diz João Davi.

A coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Instituto Doutor José Frota (IJF), Lisiane Paiva, classifica como fundamental para a recusa não acontecer o trabalho de acompanhamento interdisciplinar junto à família enquanto o diagnóstico de morte encefálica definitivo não sai.

Por lei, ele só é emitido após três exames que podem demorar até 12 horas. “Pesa muito a falta de consenso familiar. Para o paciente ser doador, a família tem que ser toda a favor. Se o paciente tiver dez irmãos e um não for, a gente não aceita. A gente não quer que a família se desagregue nesse momento. A gente sempre diz que não convence ninguém a doar. A gente dá a possibilidade à família de ser generosa”, sintetiza Lisiane.
 
Saiba mais
 
A doação
No caso da chamada “morte coração parado”, a família do paciente é comunicada do óbito e imediatamente abordada por profissionais do hospital sobre a possibilidade da doação. Neste caso, somente a córnea pode ser doada.
No caso da chamada “morte encefálica”, a família do paciente só é comunicada do falecimento após a realização de três exames que atestem a morte do paciente. Esses procedimentos duram cerca de 12 horas. Neste caso, pode ocorrer a chamada doação múltipla.
 
Em ambos os casos, se a família autorizar a doação, um responsável legal pelo paciente assina um termo de responsabilidade pela retirada do(s) órgão(s) e tecido(s). Para ser doador, o paciente precisa encaixar-se num perfil, que considera principalmente idade, tipo/gravidade da doença que o levou a óbito e estado dos órgãos e tecidos.

De imediato, uma equipe transplantadora é acionada para a retirada do(s) órgão(s) e tecido(s). Os pacientes que receberão esses órgãos e tecidos são definidos pela Central de Transplantes, considerando critérios de fila de espera e urgência do caso.
 
Para Lisiane Paiva, o mito em torno da morte encefálica diminui a cada ano. “O Ceará está bem no cenário nacional graças à solidariedade do nosso povo. E o nosso trabalho é gratificante”.
 
Multimídia
Registro de Transplantes
http://bit.ly/1hqvREx